Alpine de André Negrão vence as 6h de Monza no WEC
Nem Toyota, nem Glickenhaus, muito menos a estreante Peugeot. Assim como na primeira etapa, em Silverstone, as 6h de Monza, quarta prova do WEC, viram o carro menos desenvolvido da principal categoria (Le Mans Hypercar) receber a bandeirada na frente. Com o Brasil no alto do pódio. André Negrão, Nicolas Lapierre e Mathieu Vaxiviere sobreviveram a um toque com o Toyota GR010 HY #7, com Kamui Kobayashi, atingiu o #36 (com Vaxiviere ao volante) – o japonês acabou punido e, com isso, seu trio deixou a luta pela vitória.
A segunda posição ficou com o GR010 HY #8 (Sebastien Buemi/Brendon Hartley/Rio Hirakawa), seguido pelo #7. O Glickenhaus 007LMH #708 de Pipo Derani, Olivier Pla e Roman Dumas, que conquistou a pole, abandonou com a quebra do turbo, após ser penalizado por irregularidade sob bandeira amarela. O melhor dos Peugeot 9X8 terminou em quarto da categoria (33º na geral) a 25 voltas dos vencedores – o #94, de Gustavo Menezes, Loic Duval e James Rossiter.
“Foi muito difícil, os Toyota estavam sempre muito perto, muito colados na gente. Mas a equipe fez um grande trabalho. Foi muito importante para nossas chances no campeonato. Ainda temos mais duas provas, Fuji e Bahrein. E sabemos que a Toyota é favorita. Mas se chegamos até aqui na frente, vamos continuar trabalhando e acreditando”, comentou Negrão. Seu time aparece 10 pontos à frente do #8.
Na LMP2, vitória do Oreca Gibson #41 da Realtime by WRT (quarto na geral), com Ferdinand Habsburg, Norman Nato e o angolano Rui Andrade.
GTE
Entre os GTE, a prova foi marcada por um susto com o Aston Martin #33 da TF Sport. O português Henrique Chaves decolou em um dissuasor colocado na Variante Roggia, capotou e atravessou a pista, parando apenas na mureta externa, felizmente sem maiores consequências. Na GTE Pro, o Corvette C8R #64 (Nick Tandy e Tom Milner) se aproveitou do splash and go que as duas Ferrari 488 GTE fizeram nos minutos finais para terminar na frente. Harry Tincknell, Seb Priaulx e Christian Ried venceram na GTE Am, com o Porsche 911 RSR #77 da Dempsey Proton Racing.
Siga o Racemotor no: