Euroformula Open abre temporada com grid forte e numeroso
Tristeza de uns, alegria de outros. É exatamente o que aconteceu com o cenário da Fórmula 3 (com os chassis Dallara F317) na Europa. Com o cancelamento da Formula European Masters, que seria a substituta do Europeu e parte do pacote do DTM, melhor para a Euroformula Open. O campeonato organizado pela GT Sport, de Jesus Pareja, havia aberto, antes mesmo da notícia, a participação aos carros equipados com os motores VW, Mercedes-Benz e Tomei (Nissan), que se juntam aos propulsores Piedrafita (Toyota).
A competição, vencida ano passado por Felipe Drugovich, já contaria com um grid respeitável (de 14/16 carros). E ganhou o ‘reforço’ de um time como a alemã Motopark, além de iniciar a temporada neste fim de semana, em Paul Ricard, com 21 máquinas em ação. Um pelotão que une qualidade de pilotos e equipes à quantidade e promete bons pegas, com direito à participação brasileira.
Christian Hahn pilota um dos carros da Carlin (VW), que alinha ainda o britânico Billy Monger, em mais uma etapa de sua carreira depois do gravíssimo acidente no Inglês de F-4 em que perdeu as duas pernas. Na Winter Series da categoria, no mesmo circuito, ele mostrou adaptação rápida ao conjunto mais potente e adaptado às limitações físicas. Nicolai Kjaergaard e o protegido da Honda Teppei Nattori completam a formação do time.
Já Guilherme Samaia defende a Teo Martín Motorsport (Mercedes), ao lado de Aldo Festante e Lukas Dunner. A Motopark (VW) traz os japoneses Marino Sato e Yuki Tsunoda; o promissor neozelandês Liam Lawson (campeão da série internacional de F-Toyota em seu país) e o alemão Julian Hanses.
Na Double R (Mercedes) estão Linus Lundqvist e Jack Doohan, filho do pentacampeão mundial das 500cc Mick Doohan. A italiana RP, campeã com Drugovich, aposta nos novatos Javier González e Pierre-Louis Chovet e no promissor russo Artem Petrov. Drivex, Fortec e D.Tsimpris completam a lista de equipes, com a Campos Racing prevendo marcar presença ao longo do ano.
O tradicional circuito de rua de Pau, também na França; Hockenheim, Spa-Francorchamps, Hungaroring, Red Bull Ring, Silverstone, Barcelona e Monza são as demais paradas da categoria, sempre com rodadas duplas transmitidas pelo canal do campeonato no YouTube, o https://www.youtube.com/user/EuroFormulaOpen