Areias do Ceará consagram os campeões do Sertões 2019
Foram 4.890 quilômetros atravessando seis estados e cortando o Brasil de Oeste a Leste. Uma edição particularmente exigente, com desafios inéditos e outros conhecidos, como a região do Jalapão. E 2.850 quilômetros cronometrados em que acelerar era a ordem, e escapar das armadilhas do caminho sem abusar da mecânica, a missão. O Sertões 2019 chegou ao fim neste domingo (1º) consagrando os campeões. Vencedores foram todos os que conseguiram concluir a prova.
Uma especial de apenas 18 quilômetros na beira do mar em Aquiraz, cidade próxima a Fortaleza, foi o último teste. Insuficiente para mudar o cenário dos primeiros colocados em todas as categorias. Nas motos, a festa foi, pelo segundo ano consecutivo, de Tunico Maciel. O mineiro de Lavras, com a Honda CRF 450RX do time oficial (Honda Racing), tomou a ponta no segundo dia de prova, ‘torcendo o cabo’ para ser o mais rápido em cinco das oito etapas. Jean Azevedo completou a dobradinha da marca, com direito à vitória no último trecho cronometrado. Ricardo Martins, Bruno Leles (ambos de Yamaha WR450F) e Victor Closs (Beta) fecharam o top 5 geral.

Mesmo com um punho quebrado, Rami Sfredo (KTM) venceu na Maratona. Otávio Shimosaka levou na Over 40.
Nos quadriciclos, terceira conquista consecutiva do maranhense Marcelo Medeiros, com o Yamaha Raptor 700 da equipe Taguatur. O carioca Milton Martens e Wescley Dutra escoltaram o vencedor ao fim do rally.
Primeira vez
Nos carros e nos UTVs, a vitória teve gosto especial, já que foi inédita. Filho de Marcos Moraes, um dos criadores da prova, Lucas Moraes, ao lado de Kaíque Bentivoglio, conquistou o título com a picape Ford Ranger V8 T1 FIA da equipe MEM, depois de tomar a ponta na segunda parte da etapa maratona. A dupla superou Cristian Baumgart/Beco Andreotti, que buscavam o tetra com a Ranger V8 T1 FIA do X Rally Team. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad conseguiram, apesar do acidente na antepenúltima etapa, concluir o primeiro Sertões da Mitsubishi L200 Triton SR T1 FIA, na terceira posição.
Nas demais categorias, vitórias de Gunter Hinkelmann/Deco Muniz (Mitsubishi ASX), na T1 Brasil; Zé Hélio/Breno Rezende (Buggy Giaffone V8) na Open; os paraguaios Oscar Peralta/Ezequiel Amendola (Can-Am Maverick X3) na T3 Codasur; Glauber Fontoura/Minae Minayuti (Mitsubishi Triton Sport) na T2; Nadimir Kayser/Ricardo Amorim (Mitsubishi Triton ER), na Super Production; Wagner Roncon/Joselito Júnior (Mitsubishi Triton Sport RS) na Pró Brasil.
Entre os UTVs, Denísio do Nascimento e Idali Bosse, depois de bater várias vezes na trave, levaram seu Can-Am Maverick X3 à vitória, superando os campeões do Dakar 2018, Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin; com Rodrigo Varela (filho de Reinaldo)/Fábio Pedroso em terceiro. A ‘família da poeira’ ainda emplacou o quarto lugar, com Bruno Varela/Gustavo Bortolanza. Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo fecharam os cinco primeiros. Fábio Joaquim/Frederico Mol foram os melhores na Over 45.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram