Arthur Leist, Dudu Barrichello e Kiko Porto avançam na F-4 norte-americana

Se é verdade que o número de pilotos brasileiros nas categorias de formação do automobilismo internacional não é o mesmo visto nos anos 1980 e 1990, o verde e amarelo segue em evidência dos dois lados do Atlântico. Que o diga o trio de representantes do país no norte-americano de Fórmula 4 (F-4 Americas), categoria idealizada pela FIA como primeiro passo para quem sai do kart, com potência e downforce suficientes para um aprendizado valioso. Na terra do Tio Sam, o conjunto usado é o formado pelo chassi Crawford/OnRoak e pelo motor Honda 2.0 quatro cilindros turbo que equipa o Civic Type-R.

O grupo tem irmão de piloto; filho (e sobrinho) de piloto, além do representante de um estado que volta a ganhar destaque internacional nas pistas duas décadas depois da experiência de Beto Monteiro na F-3 italiana. O primeiro é o gaúcho Arthur Leist, 17 anos, disposto a repetir a trajetória de Matheus, hoje na Indycar com o time de A.J Foyt. Um ano mais novo, Eduardo ‘Dudu’ Barrichello traz também no sobrenome uma tradição que dispensa comentários. Além de filho de Rubinho, é sobrinho de Felipe e Zequinha Giaffone, irmãos de sua mãe, Silvana. Já Francisco ‘Kiko’ Porto leva de volta ao exterior a bandeira de Pernambuco, depois de uma passagem com direito a título brasileiro de kart.

Num grid com média de 30 carros separados por décimos de segundo, os inevitáveis toques e problemas mecânicos, a evolução tem sido constante, embora trabalhosa. Na rodada tripla do fim de semana no traçado de Pittsburgh, Leist, com o carro da Crosslink Kiwi Motorsport, conseguiu uma pole e um terceiro lugar na corrida que fechou a programação; Kiko, que compete pela DE Force, pontuou duas vezes, enquanto Dudu (DC Autosports w/ Cape Motorsport), o menos experiente do trio com os monopostos, ficou próximo dos pontos nas três corridas. Supervisionado pelo SCCA e fora do programa Road to Indy, embora com igual potencial de levar os melhores a avançar rumo às categoria top, o F4 Americas será retomado com a quarta etapa em setembro, no New Jersey Motorsports Park. O encerramento ocorrerá no Circuito das Américas (Cota), como preliminar do GP dos EUA de F-1.

Kiko Porto
Arthur Leist

 

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais