Ásia dá pontapé inicial para a ‘nova Fórmula 3’

Tradicional ponto de passagem de campeões no automobilismo internacional desde seu surgimento, a Fórmula 3 em seu formato atual está com os dias contados. Com o encerramento da temporada do Europeu, a categoria passará por uma revolução e ganhará, na verdade, duas faces: uma delas a de substituta da GP3 no programa de séries de acesso à Fórmula 1, com motores turbo, mais potentes, e carros maiores que os Dallara F318 hoje usados na Euro F3 (e no Campeonato Japonês); além de provas como o GP de Macau.

Em sua outra configuração, ela será uma categoria regional destinada a abrigar os principais nomes das várias séries da F-4, valendo-se de um pacote técnico semelhante ao atual, com diferenças de acordo com os diversos campeonatos. O primeiro a adotar a nova fórmula foi o Asiático, que começou no último fim de semana e tem forte “sotaque” italiano, a começar pela organizadora, a Top Speed, comandada por Davide de Gobbi.

Chassis e motores também vêm da “terra da bota”: a escolha recaiu sobre o Tatuus T-318, desenvolvido pela fabricante que, por vários anos, forneceu equipamento à F-Renault. O modelo é o primeiro em um campeonato nacional ou regional a adotar o Halo. O propulsor é o quatro cilindros 1.750cc turbo de origem Alfa Romeo, preparado pela Autotecnica Motori para despejar 270 cavalos nas rodas traseiras, por meio de uma transmissão sequencial Sadev de seis marchas. Os pneus são os indianos Giti, marca que começa a investir pesado nas competições.

Num cenário de dificuldade para emplacar bons grids como o asiático, o começo foi mais que promissor, com 17 carros, de nove equipes; e um mix entre pilotos experientes (o inglês Jake Hughes, da GP3, foi convidado pela Hitech Dragon e venceu as três corridas); novatos de talento e gentlemen drivers como o japonês Ryuji “Dragon” Kumita, dono do time B-Max da F-3 japonesa. O baixíssimo número de abandonos mostra que a base mecânica superou muito bem o primeiro teste. A segunda etapa está marcada para 1º e 2 de setembro no novo circuito chinês de Ningbo.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais