Aston Martin chega ao WEC e à IMSA em 2025
A Aston Martin finalmente está de volta à principal categoria da endurance internacional. Aguardada desde a criação do regulamento dos Le Mans Hypercars (LMH), a fabricante britânica de esportivos anunciou o desembarque no FIA WEC e na IMSA a partir de 2025 com uma versão atualizada de seu hiperesportivo Valkyrie, projetado por Adrian Newey.
O projeto acontece em parceria com a equipe norte-americana The Heart of Racing, presente na IMSA com o Vantage GT3 (campeã da GTD em 2022). O time foi criado pelo empresário Gabe Newell como parte de uma organização de caridade de mesmo nome que beneficia, entre outros, o Seattle Children’s Cardiology Research Fund. A promessa é de alinhar inicialmente um exemplar do Valkyrie AMR Pro LMH em cada campeonato. No caso da série norte-americana, será o primeiro Hypercar a competir em meio aos protótipos LMDh.
O projeto original de Newey já atendia ao regulamento dos LMH. O desenvolvimento da versão de competição acontecerá no AMR Technology Campus, parte da nova sede da Aston Martin F1, em Silverstone. O motor Cosworth V12 6.5 será mantido, com ajustes para atender ao Balance of Performance (BoP). E não levará o sistema híbrido presente na versão de rua do Valkyrie.
A presença do Valkyrie no WEC chegou a ser anunciada pela Aston em 2019. Na época, a expectativa era de uma parceria com a Red Bull, cuja divisão de engenharia ajudou a criar o hypercar – os britânicos patrocinavam a equipe na F-1. A chegada de Lawrence Stroll ao comando da casa de Gaydon e a decisão de também alinhar na categoria máxima com um time próprio mudaram os planos.
A Aston confirmou ainda o lançamento de uma nova geração de seu Vantage GT3 e GT4.
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