Bahrain abre a F-3 com Caio Collet de olho na ponta

Início também para a temporada da FIA Fórmula 3 em Sakhir, no Bahrain. A categoria de entrada na programação dos GPs da F-1 volta a se juntar à F-2 nos finais de semana e retoma o formato de corridas usado até 2020: duas corridas, uma mais curta, sábado, com grid invertido, e outra mais longa, domingo, com o grid composto pela ordem da classificação. O Brasil é representado por Caio Collet, com o Dallara #10 da MP Motorsport, equipe com que estreou ano passado.

Com a subida de nove pilotos para a F-2 e a ida de vários para outras categorias (Road to Indy; DTM), endurance), a renovação no grid é significativa. Traz, por exemplo, os atuais campeão e vice da Fórmula Regional European by Alpine (FRECA: Gregoire Saucy (ART GP) e Isack Hadjar (Hitech). Na pré-temporada, o segundo se mostrou mais à vontade. Nomes fortes vindos também da GB3 (a F-3 inglesa), a começar pelo campeão Zak O’Sullivan (Carlin).

Tio Sam

Outro aspecto que chama a atenção é o número de norte-americanos em ação: cinco. Juan-Manuel Correa (embora de origem equatoriana, corre pelos EUA) faz sua segunda temporada na ART GP após o grave acidente que custou a vida de Anthoine Hubert na F-2 em Spa-Francorchamps. Jak Crawford (Prema); Hunter Yeany (Campos), Brad Benavides (Carlin) e Kaylen Frederick (Hitech) também aceleram do outro lado do Atlântico.

O russo Alex Smolyar, companheiro de Collet, era apontado como possível desistente diante das tensões entre seu país e a Ucrânia, mas aceitou as normas da FIA para poder participar (bandeira da entidade e sem o hino em caso de vitória).

Expectativa

Nono em 2021 com dois pódios, Collet diz ter amadurecido e aprendido bastante para seu segundo ano. Neste campeonato o francês Victor Martins, parte da Alpine Academy, como o paulista, se transferiu para a ART. A equipe holandesa também se reforçou. A expectativa do brasileiro é de brigar pelo título, o que exigirá constância e poucos erros.

“Os testes foram bons, conseguimos coletar bastante informação e acho que estamos bem preparados para a estreia. O Bahrein é uma pista muito legal e creio que as corridas serão boas de assistir pelo alto desgaste dos pneus. Vamos ter que tomar conta disso para conseguir um bom resultado. Nossa missão é disputar o título no fim do ano, vamos trabalhar duro, com a confiança de que tudo vai dar certo”.

A programação em Sakhir começa na sexta-feira com o treino livre e a qualificação (10h20, de Brasília). No sábado a primeira corrida começa às 6h40 e, no domingo, às 5h40, sempre no horário brasileiro.

FIA Fórmula 3 2022

PilotoEquipe
1) Johnny Edgar (GBR)Trident
2) Roman Stanek (TCH)Trident
3) Zane Maloney (BAR)Trident
4) Arthur Leclerc (MCO)Prema
5) Jak Crawford (EUA)Prema
6) Olli Bearman (GBR)Prema
7) Victor Martins (FRA)ART GP
8) Gregoire Saucy (SUI)ART GP
9) Juan-Manuel Correa (EUA)ART GP
10) Caio Collet (BRA)MP Motorsport
11) Alex Smolyar (RUS)MP Motorsport
12) Kush Maini (IND)MP Motorsport
14) Laszlo Toth (HUN)Charouz
15) Ayrton Simmons (GBR)Charouz
16) Francesco Pizzi (ITA)Charouz
17) Kaylen Frederick (EUA)Hitech
18) Isack Hadjar (FRA)Hitech
19) Nazim Azman (MAL)Hitech
20) David Vidales (ESP)Campos
21) Hunter Yeany (EUA)Campos
22) Josep Maria Martí (ESP)Campos
23) Ido Cohen (ISR)Jenzer
24) Niko Kari (FIN)Jenzer
25) William Alatalo (FIN)Jenzer
26) Zak O’Sullivan (GBR)Carlin
27) Brad Benavides (EUA)Carlin
28) Enzo Trulli (ITA)Carlin
29) Franco Colapinto (ARG)Van Amersfoort
30) Rafael Villagómez (MEX)Van Amersfoort
31) Reece Ushijima (GBR)Van Amersfoort

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais