Barein abre temporada da F-2 com duelo entre veteranos e novatos
A terceira temporada da Fórmula 2 em seu atual formato começa neste fim de semana no Barein com um atrativo extra para os 20 pilotos inscritos: os três primeiros no campeonato de 2018 (respectivamente, George Russell, Lando Norris e Alex Albon), além do direito à Superlicença, conquistaram postos de titulares na F-1. Mesmo que nada garanta situação semelhante em 2020, somar a pontuação exigida pela FIA em seu ranqueamento se tornou atributo valioso.
É exatamente o objetivo de Sérgio Sette Câmara, que faz parte do time dos experientes na categoria – inicia sua terceira temporada, agora com o Dallara Mecachrome da DAMS. No ano passado, pela Carlin, além de ter que lidar com o foco concentrado em Norris, protegido da McLaren, os problemas mecânicos e o azar em Mônaco (bateu quando tinha a pole e não pôde correr nas ruas do principado) o deixaram fora do degrau mais alto do pódio, o que não havia sido o caso em 2017, ainda pela MP Motorsport.
Como ele, o holandês Nyck de Vries (ART GP) faz seu terceiro campeonato, buscando confirmar o potencial mostrado desde o kart, passando pelas categorias inferiores. Na pré-temporada, os dois foram constantemente mais rápidos. Companheiro do brasileiro, o canadense Nicholas Latifi vai para o quarto ano (esteve no último da GP2), mas não parece capaz de brigar pelo título. Já Luca Ghiotto, apesar do talento e das duas vitórias (2016 e 2017), esbarra nas limitações de orçamento – sua equipe, a Uni Virtuosi, é a nova encarnação da Russian Time. Quem também depende muito do time é o britânico Jack Aitken. O suíço Louis Deletraz espera, na Carlin, mostrar o potencial que valeu o vice no Europeu de F-Renault em 2015.
O time dos estreantes, em busca de repetir a façanha de Russell (campeão como rookie) não poderia ser encabeçado por outro que não Mick Schumacher (Prema). O título europeu de F-3 valeu identidade própria ao filho de Michael e a presença na FDA, a academia de pilotos da Ferrari, é quase uma certeza de promoção à F-1, muito provavelmente na vaga de Kimi Räikkönen na Alfa Romeo. Resta saber se ser o foco das atenções não atrapalhará – rápido na pré-temporada ele foi, mas a realidade de treinos oficiais e corridas é outra. O francês Anthoine Hubert (HWA Arden), campeão da GP3, e o britânico Callum Ilott (Sauber Junior by Charouz) chegam menos badalados, mas têm tudo para serem presença constante no primeiro pelotão.