BMW volta à principal categoria da endurance em 2023 com um LMDh

Mais uma marca de peso vai se juntar ao grid da principal categoria da endurance internacional em 2023. Fora da Fórmula E a partir do final deste ano, a BMW confirmou nesta quinta-feira (10) que vai desenvolver um protótipo híbrido LMDh para a IMSA Weathertech Sportscar. A casa de Munique teve uma passagem relâmpago na LMP1 de 1998 a 2000. Com o V12 LMR, venceu as 24h de Le Mans de 1999, com Joachim Winkelhock, Pierluigi Martini e Yannick Dalmas.

O formato da categoria – chassi base de um dos quatro construtores homologados (Oreca, Ligier, Dallara e Multimatic) e motorização híbrida –, foi considerado viável pela BMW Motorsport, que também deixou o DTM ao fim de 2020. A possibilidade de usar o mesmo pacote técnico no WEC e na IMSA também pesou para a decisão – nos Estados Unidos deve ser mantida a parceria com a Rahal Letterman Lanigan. A estreia do novo modelo está prevista para as 24h de Daytona de 2023. Quando também a Porsche mandará à pista seu LMDh por meio do Team Penske.

O novo CEO da BMW M, Markus Flasch, não confirmou a presença no Mundial de Endurance, mas sugeriu que a possibilidade é forte, ao dizer que a ideia “é lutar pela vitória nas principais provas da modalidade”. O que incluiria um retorno a Le Mans.

O cenário da endurance mundial, aliás, se mostra espetacular para os próximos anos. Em 2022, a Peugeot alinha seu Le Mans Hypercar (LMH), que medirá forças com os modelos de Toyota e Scuderia Glickenhaus. No ano seguinte, além de Porsche e BMW, Ferrari, Audi e Acura terão seus protótipos na pista. Um anúncio da Chevrolet (com a própria marca ou a Cadillac) também é esperado para breve. Mesmo caso da Alpine, que compete este ano no WEC com um protótipo LMP1 convencional.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais