Bottas domina sexta-feira movimentada em Portimão

Valtteri Bottas na frente numa sexta-feira de descoberta de um novo traçado no Mundial de F-1. O finlandês, com a Mercedes W11 #77, dominou as duas sessões de treinos livres que abriram a programação do GP de Portugal. Com a marca de 1min17s940, estabeleceu um primeiro recorde para os 4.653m do Autódromo Internacional do Algarve. Foi 0s595 mais rápido que Max Verstappen, com a Red Bull-Honda. Lewis Hamilton, apenas oitavo no FP2, garantiu a terceira melhor marca do dia com o tempo do FP1 (1min18s749).

Se a primeira hora e meia de trabalho foi relativamente tranquila, a segunda acabou marcada por vários incidentes e duas bandeiras vermelhas. A primeira provocada pelo fogo na AlphaTauri #10, de Pierre Gasly que, muito provavelmente, terá de largar em último domingo – as trocas dos componentes da unidade de potência vão provocar perda de posições no grid.

A segunda interrupção foi causada por uma condição incomum nos treinos livres: um acidente entre Lance Stroll (Racing Point) e Verstappen na tomada da Curva 1. O holandês superou o canadense na reta dos boxes, mas por pouco – Stroll tentou fazer a tangência normal e encontrou o carro do touro vermelho na trajetória. O que deu motivo a reclamação pelo rádio dos dois lados e a investigação dos comissários (sem punições para ambos).

Lando Norris, quarto mais rápido do dia, mostrou bom potencial da McLaren para o circuito português. E as duas Ferraris registraram tempos animadores com mais um pacote aerodinâmico – um novo difusor para as SF1000 de Charles Leclerc e Sebastian Vettel.

A primeira meia hora do FP2 foi dedicada a um teste com os protótipos dos compostos de pneus para 2021. Sem identificação, eles foram distribuídos entre times e pilotos e proporcionaram tempos, em média, dois segundos mais altos do que os conseguidos com as especificações atuais.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais