Cadillac confirma protótipo LMDh e também vai acelerar nas 24h de Le Mans
Mais uma marca confirmou seus planos para o novo ciclo da endurance internacional, iniciado este ano com a adoção dos Le Mans Hypercars (LMH) na principal categoria. A Cadillac vai desenvolver um protótipo LMDh (chassi de um dos quatro fabricantes homologados e sistema híbrido padronizado) não só para seguir na IMSA Weathertech mas também retornar às 24h de Le Mans. No Mundial de Endurance (FIA WEC), se juntará a Toyota, Peugeot, Ferrari, Audi, Porsche e Glickenhaus.
O novo modelo da marca que pertence à General Motors será, como o atual, desenvolvido pela Dallara. A estreia está prevista para as 24h de Daytona de 2023, quando os LMDh serão adotados na IMSA, em lugar dos DPi. A Caddy confirmou a parceria com a Chip Ganassi e a Action Express Racing (que conta atualmente com Felipe Nasr e Pipo Derani). A primeira deve ser a encarregada de alinhar os Cadillac LMDh-V.R do outro lado do Atlântico, em paralelo com a campanha norte-americana.
Ao menos no esboço divulgado à imprensa, o novo modelo segue o conceito adotado pela Peugeot para seu LMH: a ausência da asa traseira. A última experiência da Caddy na endurance europeia aconteceu de 2000 a 2002, com o modelo Northstar LMP, desenvolvido pela Riley & Scott. Alinhado pela DAMS, participou da série SRWC de protótipos e foi nono colocado nas 24h de Le Mans de 2002.
Siga o Racemotor no: