Caio Collet garante pódio na F-3 em Barcelona. Fittipaldi abandona após liderar
Brasileiros em destaque nas duas corridas que abriram a primeira etapa da F-3 FIA, em Barcelona. Caio Collet (MP Motorsport) fez valer a vantagem do grid invertido na prova 1 – 12º na qualificação, largou em terceiro -; para estrear na categoria com um terceiro lugar. E mais tarde somar também uma quinta posição. Enzo Fittipaldi (Charouz) conseguiu saltar da 18ª para a 12ª posição na disputa inicial. O que, com a inversão do grid, deu a chance de largar na pole na segunda corrida. E liderou pelas primeiras 12 voltas.
Superado por David Schumacher (Trident), ele usou o DRS para devolver a ultrapassagem duas voltas depois. Na Curva 2, com os dois carros emparelhados, passou sobre uma das lombadas externas da zebra, o que levou ao toque – lance considerado acidente de corrida.
O abandono de Enzo e do filho de Ralf abriu caminho para Matteo Nannini (HWA Racelab) e Dennis Hauger (Prema), que vinham em seguida. Mas os dois também se encontraram na pista e deram adeus à chance de vitória. Herdada de presente por Olli Caldwell (Prema), acompanhado no pódio por Victor Martins (companheiro de time de Collet) e Frederik Vesti (ART GP). O brasileiro da Alpine Academy se beneficiou dos acidentes para pular da P.9 (largou em 10º) para a P5.
Dia positivo
Mais cedo, Collet travou um duelo com o britânico Jonny Edgar (Carlin), que havia largado na pole (P12 no classificatório de sexta), o que valeu o pódio – o russo Alex Smolyar (ART GP) venceu, seguido por Clement Novalak (Trident).
“Foi uma estreia positiva. O carro estava bom e a equipe trabalhou muito bem. Talvez eu pudesse ter sido mais agressivo na corrida 1, na briga pela vitória, mas ter conquistado um pódio na minha primeira prova na FIA F3 foi especial. Na segunda também garantimos bons pontos, que era o principal objetivo. Agora vamos tentar encerrar esta primeira etapa com mais um bom resultado”, destacou Collet.
Neste domingo os carros voltam, à pista às 7h05 (de Brasília) para fechar a rodada tripla, na prova de maior pontuação. Collet larga em 12º e Fittipaldi em 18º – a pole é de Hauger, mais rápido na qualificação de sexta-feira.
Siga o Racemotor no: