Camaro da Nascar para Le Mans 2023 aparece em testes
O projeto para alinhar um carro da Nascar na edição de um século das 24h de Le Mans segue a todo vapor. Nesta terça-feira, a categoria e a Hendrick Motorsports revelaram as primeiras imagens do Chevrolet Camaro ZL1 montado para a fase de testes e desenvolvimento que vai definir as especificações finais do modelo que, salvo imprevistos, estará no grid da maratona da Sarthe, em 10 de junho de 2023. Ele ganhou a pista do Virginia International Raceway (VIR) com o alemão Mike Rockenfeller, vencedor da prova em 2010 (com um protótipo Audi R15 TDI).
‘Rocky’ já havia treinado com um primeiro chassi montado pela Action Express (time da família France, dona de Nascar e IMSA). Desta vez, acelerou um exemplar preparado pela própria Hendrick. A equipe escalou alguns de seus pesos pesados para o projeto, que será inscrito na categoria Garage 56, para iniciativas inovadoras.
À frente está Chad Knaus, histórico crew chief de Jimmie Johnson, agora com um posto de direção no time de Rick Hendrick. Recentemente aposentado da função (trabalhava com Alex Bowman), Greg Ives também marcou presença. Tudo sob os olhares atentos do presidente da IMSA John Doonan.
Curiosamente o modelo não conta ainda com o bocal de abastecimento por torre, como será o caso na prova francesa. Mas traz espelhos retrovisores e uma aerodinâmica bem mais avançada que a usada nas máquinas convencionais da Cup. O splitter dianteiro é mais extenso e conta com aletas laterais. Aletas também na parte traseira da carroceria. Ao menos por enquanto, não há uma asa traseira, mas apenas o aerofólio em forma de lâmina quase vertical como o adotado normalmente. O difusor é mais generoso que o do Next Gen comum.
Híbrido?
Knaus e os demais encarregados do projeto não responderam abertamente a principal dúvida sobre a motorização do Nascar G56, mas a própria categoria deixou escapar uma pista certeira, ao citar a presença de técnicos da Bosch no VIR. A fabricante alemã deve fornecer um de seus sistemas híbridos leves – o que pode inclusive antecipar sua adoção pela Cup a médio prazo. O câmbio é acionado por borboletas junto ao volante e o conjunto recebeu um controle de tração.
Rockenfeller disse ter alcançado tempos ‘até 10 segundos por volta’ mais rápidos do que com um carro da Cup regulado para os mistos. Os pneus Goodyear também são protótipos e o próprio Knaus admite que muita coisa ainda deve evoluir até a versão final. “É ainda um bebê, tem muito a crescer, mas estou satisfeito com a performance mostrada. Temos coisas a resolver, mas é para isso que testamos”. Desta vez, um sensor elétrico e um problema na bomba de combustível interromperam as sequências de voltas.
As apostas são de que, em Le Mans, Rockenfeller tenha a companhia de Jimmie Johnson e Jeff Gordon que, com seus 11 títulos somados, seriam mais que dignos embaixadores da Nascar em um dos templos do automobilismo mundial.

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