Camping World SRX começa com Helinho e Tony no Stafford Speedway
Chegou a hora da primeira etapa da Camping World SRX Series, o campeonato criado por Tony Stewart para agitar as noites de sábado pelos próximos seis finais de semana. Neste sábado, os chassis tubulares Fury empurrados pelos motores V8 Ilmor ganham a pista do Stafford Speedway, oval de meia milha (805m) no estado de Connecticut. A partir das 21h (de Brasília), os 12 pilotos encaram as duas baterias classificatórias (15 minutos cada) e a final de 100 voltas. Entre eles estão Hélio Castroneves e Tony Kanaan.
Na primeira prova, um sorteio define o grid. O resultado da corrida é invertido para formar a ordem de largada da segunda – as duas valem pontos para o campeonato. A soma das posições de ambas define quem puxa a fila na final e não há pitstops obrigatórios.
Além de Helinho e Tony, a lista de participantes da SRX conta com nomes de respeito nas pistas norte-americanas. A começar pelo próprio Stewart, que se animou a voltar a competir. Marco Andretti, Bill Elliott, Bobby Labonte, Paul Tracy, Willy T.Ribbs, Michael Waltrip e Ernie Francis Jr. também vão lutar pelo título. Outros dois carros serão pilotados por destaques dos short tracks (Doug Cody em Stafford) e pelos convidados Scott Speed e Greg Biffle (que acelera na primeira etapa).

Inspiração
Stewart quis criar um campeonato nos moldes do International Race of Champions (IROC). A série (com Roger Penske como um dos organizadores) reuniu, de 1974 a 2006, destaques da Nascar, da Fórmula Indy, da IMSA e da Trans-Am. Eles comandavam de carros sorteados pela organização em ovais e mistos. ‘Smoke’ foi seu último campeão, em 2006. A lista também inclui Mario Andretti, A.J Foyt, Dale Earnhardt Jr., Al Unser Jr., Kurt Busch e Kevin Harvick.
O conceito do carro da Superstar Racing Experience foi desenvolvido por Ray Evernham, o ‘Crew Chief do Povo”, que trabalhou com Jeff Gordon em seus quatro títulos na Nascar Cup. A ideia foi criar um conjunto simples e confiável, com um visual inspirado em modelos do passado. A asa traseira, por exemplo, é semelhante à do Dodge Challenger da década de 1970.
Siga o Racemotor no: