Cascavel de Ouro: Rafael Lopes é o primeiro a confirmar ‘voo solo’ na prova
Ainda faltam quase oito meses para a edição 2019 da Cascavel de Ouro mas não só equipes e pilotos já se movimentam e começam a definir seus planos como já tem gente apostando em uma novidade do regulamento. Pela primeira vez, a prova, disputada com carros do Turismo Nacional 1.600cc, permitirá a participação individual nas três horas de velocidade pelo Autódromo Internacional Zilmar Beux.
E o primeiro corajoso a optar pelo ‘voo solo’ é o paulista Rafael Lopes. Atual campeão da Old Stock Race, ele comandará o Hyundai HB20 #54 da equipe gaúcha Fast Racing – o mesmo carro que alinhará na Classe 1 do Turismo Nacional BR. E não se trata tanto de tentar ganhar tempo nos pitstops (um deles, de maior duração, é obrigatório), mas de evitar contratempos normais no revezamento.
“É uma corrida com quatro paradas, o carro costuma mudar muito de uma para a outra, com a troca de pneus ou tanque cheio. Normalmente quem pega o carro leva umas quatro ou cinco voltas para assimilar o ritmo, isso dá 20 voltas em uma corrida inteira. Quem já estava no carro já está ‘quente’, e também já sabe onde tem um oleozinho na pista, uma terrinha”, exemplifica Rafael que, ano passado, ao lado de Pedro Pimenta, ocupava a sétima posição até a última volta, quando sofreu uma pane seca e acabou com o 12º lugar.
Para este ano, a organização manteve a premiação de R$ 150 mil, dos quais R$ 100 mil para o vencedor. A prova está marcada para 3 de novembro, mais uma vez com a Gold Classic, para os clássicos, como preliminar.