CBA autoriza participação nos monopostos para maiores de 14 anos
Uma mudança no Código Desportivo do Automobilismo (CDA 2021) abre um novo panorama na preparação dos pilotos brasileiros para buscar carreira internacional em categorias de fórmula. A partir de agora, fica autorizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) a participação de maiores de 14 anos em competições brasileiras de monopostos. Até o ano passado, apenas os maiores de 16 podiam se inscrever em eventos oficiais de séries como a F-Vee, F-1600, F-Delta, a F-1.4, a Superfórmula (F-3) e a Fórmula Open Minas.
A ideia é permitir que quem sai do kart possa dar os primeiros passos em um fórmula sem precisar sair do país. O que não só fortalece as categorias já existentes como abre espaço para a criação de uma F-4 FIA, aos moldes do que já acontece na vizinha Argentina.
A medida foi elogiada por quem teve a chance de se preparar no Brasil antes de dar passos bem mais altos.”É um grande avanço para o automobilismo do Brasil, uma grande oportunidade para que a gente possa qualificar melhor os nossos pilotos, para que eles possam chegar na Europa, com 16 anos, já treinados para disputar a ponta desde o início”, destaca Nelson Piquet. Antes de seguir para a Inglaterra rumo aos três títulos mundiais de F-1, ele disputou as fórmulas Vê e Super-Vê.
Siga o Racemotor no: