Cinco campeões e… Sebastien Loeb: briga entre os carros promete no Dakar

Depois de dar as cartas por três anos, a Peugeot deixou a disputa do Rally Dakar e transferiu o favoritismo para o time Mini X-Raid que, não por acaso, contratou três dos pilotos então no time francês: o atual campeão Carlos Sainz; o recordista Stephane Peterhansel e Cyril Després, que já venceu nas motos, mas não sobre quatro rodas (além do espanhol Nani Roma, que já integrava a equipe). Desta vez, os protótipos Mini 4×4 foram deixados para os competidores apoiados pela estrutura de Sven Quandt e a ordem é brigar pela vitória com uma versão renovada dos buggys 4×2 Mini JCW, cuja configuração pode ser bastante favorável nas dunas. O percurso, aliás, levou a BF Goodrich a desenvolver um novo composto específico de pneus para melhor rendimento no piso arenoso.

Mas se o favoritismo é das máquinas do time alemão, a Toyota promete incomodar mais uma vez com suas Hilux desenvolvidas na África do Sul pela Gazoo Racing. E se há alguém que se sente em casa nas dunas é o catariano Nasser Al-Attiyah, campeão em 2011 e 2015. “Onde há dunas e areia eu estou feliz”, lembra o piloto, que terá como parceiro outro vencedor da maratona, o sul-africano Giniel de Villiers.

E Al Attiyah surpreende ao apontar como favorito justamente um nome que ainda não conquistou o Dakar: Sebastien Loeb. Lógico que o currículo do francês, nove vezes campeão mundial de rally (WRC) dispensa comentários, mas a missão este ano terá ares de façanha. Ele e o navegador Daniel Elena encaram a prova com um Peugeot 3008 DKR de 2017 (a máquina de 2018 não atende aos regulamentos para este ano) e o suporte do time PH Sport, com quem deu os primeiros passos no esporte. Braço e equipamento não faltam, mas a falta de um time de fábrica pode pesar.

Com a adoção de uma categoria UTV Open entre os carros (permitindo maior número de modificações que entre os SxS/UTV, outra atração é o sempre espetacular Robby Gordon que, ao completar 50 anos, está de volta ao rally, desta vez com um Textron XX e ambições nada modestas de brigar pelos primeiros lugares.

Leia mais:

https://racemotor.com.br/2019/01/06/dunas-pra-que-te-quero-comeca-o-rally-dakar/
Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais