Classic Cup: diversão garantida com os ‘velhinhos’ na pista

Eles são médicos, psiquiatras, advogados, funcionários públicos, mais experientes ou iniciantes. As máquinas também são as mais variadas, assim como o grau de preparação. Tem quem, no melhor estilo relojoaria de precisão, procure por componentes capazes de melhorar o desempenho de motor e suspensão e diminuir o peso, assim como a turma que se limita a instalar a gaiola de proteção, os demais itens de segurança e aposta numa configuração praticamente original, capaz de proporcionar diversão do mesmo modo. E o regulamento, como a categoria, é democrático: dos mais vendidos em decadas passadas, como Fusca, Chevette e Passat, a exemplares raros, como os Puma e Bianco, vale praticamente de tudo, desde que com a motorização limitada a 2.000cc.

Essa é a Classic Cup que estreou na temporada na segunda etapa do Mineiro de Automobilismo, no Circuito dos Cristais, depois de muita expectativa, de treinos coletivos no Mega Space e dos últimos acertos no equipamento. As duas categorias (motores até 1.600cc e até 2.000cc) andaram juntas nos 4.420m do mais novo autódromo do país, com boas disputas e, principalmente, a busca pela superação dos limites de pilotos e máquinas. Para quem começa agora, a sensação boa de baixar décimos de segundo volta a volta, frear mais tarde e reacelerar mais cedo. Tudo em meio a um clima de camaradagem e ajuda mútua fora da pista, o que torna o campeonato ainda mais especial.

A primeira prova foi marcada pela vitória, na classificação geral e na categoria até 2.000cc, do Puma de Guilherme Melo, o Fubá, que completou as 11 voltas em 29min58s760, superando Leo Freitas e Bruno de Morais. Na categoria até 1.600cc, a atração foram os valentes Fuscas – o #27, de Henrique Bartels, cruzou a linha à frente do de Davidson Gea, com Frederico Mesquita e o Chevette 47 em terceiro.

E se não conseguiu completar a corrida que abriu a programação, outro Guilherme, o Lacerda, não deu chances aos rivais na segunda, com o endiabrado Passat 57, fechando as 10 voltas em 28min29seg681, seguido por Geraldo Mesquita (Passat 20) e Leo Freitas. Na 1.600cc Davidson Gea levou a melhor sobre Henrique Bartels.

Boa parte dos pilotos que estiveram em ação em Curvelo se preparam para a disputa da primeira edição da Gold Classic, que será preliminar da tradicional Cascavel de Ouro, no autódromo paranaense, em 18 de novembro. A prova já conta com mais de 70 inscritos, que serão divididos em dois grids.

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