Com manobra polêmica, Porsche vence as 12h de Bathurst
Um sprint de 12 horas, com diferenças mínimas num dos traçados mais desafiadores do planeta e uma briga feroz da largada à bandeirada. Primeira etapa do Intercontinental GT Challenge, série de longa duração para as máquinas no regulamento GT3 (e GT4), as 12h de Bathurst foram definidas a oito minutos da bandeirada e acabaram dominadas pela Porsche 911 GT3 RS da Earl Bamber Motorsport, comandada por Matt Campbell, Dennis Olsen e Dirk Werner.
O resultado só foi oficilizado depois que uma manobra do neozelandês Campbell na fase final – toque na BMW M6 GT3 da Schnitzer Motorsport então comandada por Chaz Mostert – foi considerada incidente de corrida. Nas mãos do paranaense Augusto Farfus, aliás, a M6 #42 foi a atração da parte central da prova, resistindo aos ataques das Bentley Continental e da Aston Martin Vantage da R-Motorsport, que terminaria na segunda posição, com Jake Dennis/Mathieu Vaxiviere/Marvin Kirchofer. Com uma estratégia diferente de paradas, a BMW terminou a maratona na quinta posição, contando ainda com Martin Tomczyk.
O pódio acabou completado pela Mercedes AMG GT3 da Gruppe M, com Raffaele Marciello/Maxi Buhk/Maxi Götz, à frente do trio de craques do Supercars V8 (Craig Lowndes/Jamie Whincup/Shane van Gisbergen), com a AMG GT3 da Triple 8. Além dos vários acidentes (muitos deles consequência do desenho da pista, especialmente na parte mista em subida pelo Mount Panorama), outra característica da prova foi o forte calor, com os termômetros batendo nos 34º.
Com os problemas da AMG #75 do time SunEnergy, a classe ProAm acabou vencida pela Ferrari 488 GTD #51 da Spirit of Race, com Pedro Lamy, Matthias Lauda e Paul dalla Lana.
12h de Bathurst: RESULTADOS