Com pista homologada, Brasil quer Mundial de Kart pela primeira vez em 2020
Acostumado a exportar talentos para brilhar nas principais competições do kart internacional, o Brasil nunca teve o privilégio de receber o Campeonato Mundial – na década de 1990, a pista de Itu sediou uma Copa do Mundo CIK/FIA, que trouxe ao país alguns dos principais nomes da época. Pois graças a um esforço coletivo e à condição de Felipe Massa como presidente da Comissão Internacional de Kart, a ideia é receber a disputa em 2020. O circuito seria o Kartódromo Speed Park, de Birigui (SP), inaugurado ano passado e que já atende às exigências de segurança e estrutura.
“O kartódromo de Birigui é o local perfeito e tenho certeza de que o grupo de pessoas que se uniu e está trabalhando para que o evento aconteça é muito profissional e vamos fazer de tudo para que ele se realize da melhor maneira possível. Para mim é um prazer tentar trazer essa corrida para o Brasil”, destacou Massa. O grupo de trabalho criado para apresentar a candidatura brasileira conta ainda com o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Waldner Bernardo, o Dadai; com Ricardo Garcia, proprietário do Speed Park, e Gastão Fráguas, um dos três brasileiros campeões mundiais de kart (1995), ao lado de Guga Ribas (1986) e Ruben Carrapatoso (1998).
Atualmente, o Mundial é disputado em etapa única nas categorias OK e OK Júnior. O principal obstáculo ao sucesso da proposta brasileira é o logístico já que, embora vários fabricantes internacionais de chassis tenham representação no país (Birel ART/Tony Kart), toda a estrutura dos times oficiais está na Europa. A competição, no entanto, já foi disputada nos EUA, em Macau e na Argentina e o peso político de Massa pode ajudar a concretizar o sonho.