Copa Truck atravessa fronteira e leva o espetáculo a Buenos Aires
No futebol, rivalidade. No automobilismo, parceria e admiração mútua. Não é de hoje que pilotos e categorias brasileiras aceleram em pistas argentinas e vice-versa. Uma ótima chance de ver de perto o que faz sucesso nas pistas dos vizinhos e trazer novos desafios a quem está acostumado aos mesmos traçados, além de fazer a festa do público. É exatamente o que acontece neste fim de semana no Autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires, com a visita da Copa Truck, que abre a Copa Mercosul. Duas etapas (a segunda será em Rivera, no Uruguai, em 7 e 8 de outubro) que apontarão outros três classificados para a Grande Final, em Curitiba.
A Truck fará dobradinha com a Top Race encarando a variante número 8 da “catedral do automobilismo argentino”, num evento que vem sendo chamado de “Carrera del año” (corrida do ano). “Todo mundo está bastante ansioso para essas duas etapas foras do Brasil. O público de Buenos Aires é fanático e a pista é muito legal, apesar de não ter pilotado neste traçado. Sei que teremos casa cheia, como das outras vezes que viemos, e será muito importante para o crescimento da Copa Truck. Esses eventos internacionais trazem um astral diferente”, conta Felipe Giaffone, vencedor da Copa Centro Oeste e piloto de extensa trajetória internacional, com participação vitoriosa na Fórmula Indy.
Quem também tem boas lembranças da Argentina é Giuliano Losacco, que venceu a primeira corrida da Stock disputada em Buenos Aires (2005). Foi uma época muito legal, pois foi uma vitória importante para meu bicampeonato na ocasião. Espero poder vencer também a primeira corrida da Truck na Argentina, o que seria uma marca espetacular”, comenta Giuliano.
A programação do fim de semana prevê dois treinos livres na sexta e um no sábado antes da tomada de tempos, às 17h (de Brasília). As duas corridas do domingo terão início às 13h15, com transmissão ao vivo do SporTV 3.