Coronavírus tira McLaren do GP da Austrália. Prova está em risco
A pandemia de Covid-19, provocada pelo Coronavírus, provocou o primeiro forte efeito no circo da F1. Depois de que um de seus empregados em Melbourne testou positivo para a enfermidade, a McLaren confirmou que está fora do GP da Austrália, domingo (15). No comunicado, o time de Woking afirma que estava preparado para a eventualidade e tem colaborado com as autoridades australianas de saúde e assistirá seu funcionário, submetido a quarentena.
“Zak Brown, CEO da McLaren, e Andreas Seidl, team principal, comunicaram à FIA a decisão (de não participar do GP da Austrália) nesta tarde. A decisão foi baseada num princípio de cuidado não apenas com os empregados e parceiros do time, mas também os rivais, o público e responsáveis pela categoria”, diz a nota.
Imediatamente após a Liberty Media se posicionou sobre a questão, afirmando que monitora o cenário com a FIA e as autoridades locais. “Nossa prioridade é a segurança dos fãs, dos times e de todo o pessoal envolvido com o evento”. Os quatro integrantes da Haas com suspeita de terem contraído a doença foram testados, mas apresentaram resultado negativo.
De acordo com o Pacto da Concórdia, o documento que regulamenta as questões comerciais da F1, a razão da McLaren em não se apresentar para o GP pode ser enquadrada como motivo de força maior, dispensando a escuderia de sanções. Tanto quanto a preocupação com a questão de saúde pública, outro aspecto pode levar ao cancelamento do GP australiano. Vários dos contratos assinados ainda por Bernie Ecclestone condicionam o pagamento da ‘fee’ (o cachê de cada promotor) à presença de pelo menos 20 carros na pista. Se for o caso, apenas um arranjo de última hora entre a Liberty e os organizadores permitiria o desenrolar normal da prova.

Lucilla
Num tom mais ameno, Sebastian Vettel revelou o nome carinhoso escolhido para sua SF1000 #5: Lucilla. Desde que se casou e se tornou pai, o tetracampeão mundial deixou de lado os apelidos provocativos para suas máquinas. Na Red Bull, por exemplo, comandou a Luscious (deliciosa) Liz.
Siga o Racemotor no: