DAS da Mercedes já é alvo de protesto da Red Bull na Áustria. Mas FIA rejeita
Era quase motivo de bolão no circo da F1: quanto tempo levaria até que o Dual Axis Steering (DAS) da Mercedes fosse alvo de protesto de um time rival. Bastou que a sexta-feira chegasse ao fim para que a Red Bull apresentasse, aos comissários do GP da Áustria, um pedido de verificação de legalidade do dispositivo. Por meio de um comando no volante, ele anula a cambagem das rodas dianteiras nas retas e as faz trabalhar a 90 graus do asfalto, reduzindo o consumo de pneus e favorecendo a passagem do ar.
Curiosamente, a própria Mercedes não só admitiu a existência do sistema como detalhou o uso do que, teoricamente, seria um segredo. E levou a FIA a bani-lo já a partir de 2021, ainda que com os carros atuais. O diretor-técnico James Allison, no entanto, manteve a previsão de utilizá-lo este ano, até mesmo porque o departamento técnico da entidade máxima do automobilismo não o considerou ilegal. O próprio time fez questão de publicar uma cópia do texto apresentado em suas redes sociais, consciente de que não
A equipe do touro vermelho invocou dois artigos do regulamento técnico para sugerir irregularidade no DAS. O 3.8 prevê que nenhum componente além da asa traseira móvel e dos espelhos retrovisores pode ter o posicionamento modificado quando em uso, de modo a não provocar influência aerodinâmica. Já o 10.2.3 determina que “nenhum ajuste pode ser feito na suspensão com o carro em movimento”.
Já no começo da madrugada, pelo horário local, a FIA anunciou que o protesto havia sido rejeitado, por ter sido considerado ‘sem fundamento’.

Siga o Racemotor no: