De Vries vence ePrix de Valencia na Fórmula E. Di Grassi pontua e Sette Câmara abandona
Chuva, quatro intervenções do safety car e, como previsto, a gestão de energia definindo o desfecho da prova. A primeira corrida do ePrix de Valencia, terceira etapa do Mundial ABB FIA da Fórmula E, acabou decidida na última volta. Levou a melhor quem tinha carga nas baterias – Nyck de Vries (Mercedes EQ) superou o atual campeão Antonio Félix da Costa (DS Techeetah) na reta dos boxes quando abriu a última passagem pelos 3.370m. Com vários carros pelo caminho, Nico Müller (Dragon Penske Autosport) herdou o segundo degrau do pódio. Assim como Stoffel Vandoorne (Mercedes EQ), P.3. O belga largou em último – conquistou a pole, mas foi desclassificado por usar um pneu não informado aos comissários. E chegou a passear pela caixa de brita.
Lucas Di Grassi (Audi Abt Team Schaeffler) se beneficiou do fim de prova frenético e das punições aplicadas a vários pilotos para pontuar, em sétimo. O paulista foi obrigado a cumprir um stop and go na primeira volta pela troca da transmissão de seu carro. Já Sérgio Sette Câmara (Dragon Penske Autosport) viu a boa chance de terminar entre os 10 frustrada por um toque de Mitch Evans (Jaguar), na 14ª volta.
Com o asfalto molhado, a largada do ePrix foi dada com safety car na pista. A freada para a curva 9 – espécie de chicane colocada no desenho alternativo da pista – se mostrou o ponto mais complicado. Já na primeira passagem em bandeira verde, Andre Lotterer (TAG Porsche) tocou Sebastian Buemi (Nissan eDAMS) e tirou o suíço da prova. Da Costa, que herdou a pole, era o líder.
Sem energia
Ao contrário dos traçados de rua, a ativação do Attack Mode provocou pouca perda de tempo (e posições). De Vries, que largou em sétimo (perdeu cinco posições para cumprir punição aplicada em Roma) recuperava terreno, superando a Mahindra de Alex Lynn e o BMW de Max Gunther. Com pista livre, o português chegou a ter 3s1 de vantagem sobre o holandês, três vezes reduzida com as bandeiras amarelas em todo o circuito. Na última relargada, Da Costa mantinha a ponta, até começar o drama da falta da energia. Ele ainda conseguiu terminar em sétimo. Oliver Rowland (Nissan eDAMS), Alexander Sims (Mahindra) e Norman Nato (Rokit Venturi) não tiveram a mesma sorte.
Neste domingo, os carros voltam ao Circuito Ricardo Tormo para uma sessão livre e a segunda qualificação, às 4h50 (de Brasília). A largada da prova que fecha a rodada dupla acontece às 9h, também no horário brasileiro.

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