Definidos os campeões do Império Endurance Brasil

Uma categoria já tinha campeões (a P2), mas faltavam a geral e as outras seis. A segunda visita do Império Endurance Brasil a Goiânia no ano fechou a temporada e definiu os melhores da competição. Se a chuva tinha dado as caras em maio, quando o autódromo da capital goiana abriu o calendário – forçou inclusive o encerramento antecipado –; desta vez também marcou presença. O que mudou a fisionomia da prova e a tornou ainda mais desafiadora.

Em algumas categorias bastava aos líderes chegar ao fim, e por isso o ritmo cauteloso deu o tom. Foi o caso mesmo na geral e na P1, com Emilio Padron e Marcelo Vianna (AJR #11 / Motorcar), que ganharam o reforço de William Freire. Com algum tempo perdido nos pitstops, o resultado na etapa era o menos importante – cruzaram em oitavo na geral. Foi uma prova muito complicada, cheia dessas intempéries, mas conseguimos contar com a sorte e, no final, o William nos ajudou muito, guiou demais e conseguiu colocar o carro na posição que precisávamos para garantir o matematicamente o troféu”, afirmou Padron.

A liderança na geral foi ocupada inicialmente pelo outro AJR da Motorcar, o #444, de Vicente Orige e Gustavo Kiryla. Eles acabaram superados pelo AJR #26 de Oswaldo Scheer / Gustavo Martins / Sérgio Jimenez (Mottin). Em terceiro (seu melhor resultado no ano), a Mercedes AMG GT3 #83 de Max Wilson / Marco Billi / Maurizio Billi, melhores na GT3. Com a quebra da McLaren 720S #16 de Allam Khodair / Marcelo Hahn antes da metade das quatro horas de corrida, Cacá Bueno e Ricardo Baptista (Mercedes AMG #27 / RC) tiveram a certeza da conquista antes mesmo de receber a bandeirada.

Na GT3 Light Ricardo Mendes estava no grupo que precisava apenas completar para levar o título e fez melhor do que isso. A segunda posição na classe com a Ferrari 458 #155 (Sul Racing) ao lado de Marçal Muller e Tom Filho foi mais que suficiente. Campeonato com vitória para André Moraes Jr. e Cássio Homem de Mello na GT4. A dupla da Autlog Racing começou o ano de McLaren, passou para a Mercedes AMG e fechou a disputa de Ford Mustang, carro que o time de Flávio Abrunhoza manterá em 2022 (provavelmente dois). Na GT4 Light, os problemas que impediram a outra Ginetta G55 de largar asseguraram a taça para Chico Horta e Nelson Monteiro.

Categoria com a disputa mais acirrada, a P3 (protótipos) premiou Tiel de Andrade e João Pedro Maia, no MRX #5 da MC Tubarão. A dupla recebeu a bandeirada em segundo na classe, atrás do MRX #34, de Mário Marcondes e Ricardo Haag.

Calendário

A Associação dos Pilotos de Endurance (APE), promotora do Império Endurance Brasil, anunciou o calendário para o ano que vem. Mais uma vez serão oito etapas, com início em Goiânia (26 de março) e encerramento em Interlagos (10 de dezembro). Duas praças ainda não estão definidas, diante do fim anunciado de Curitiba.

1ª etapa | 26 de Março | Goiânia

2ª etapa | 30 de Abril | a definir

3ª etapa | 21 de Maio | Interlagos

4ª etapa | 18 de Junho | a definir

5ª etapa | 20 de Agosto | Velocitta

6ª etapa | 17 de Setembro | Goiânia

7ª etapa | 05 de Novembro | Santa Cruz do Sul

8ª etapa | 10 de Dezembro | Interlagos

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais