Denny Hamlin vence edição acidentada das 500 Milhas de Daytona
A prova das surpresas, dos acidentes, mas de um velho conhecido. Três anos depois de vencer as 500 Milhas de Daytona por uma das menores diferenças da história da tradicional prova, Denny Hamlin voltou ao Victory Lane com o Toyota #11 da Joe Gibbs Racing na clássica prova de abertura da temporada da Monster Energy Nascar Cup Series.
Para fazer a festa no World Center of Racing, foi necessário superar mais de quatro horas de prova, 12 bandeiras amarelas e duas vermelhas, além de duas prorrogações, consequência de uma segunda metade de prova completamente oposta à primeira.
As tentativas de se encontrar em meio às filas duplas ou triplas e o excesso de otimismo em alguns casos dizimaram o pelotão e acabaram com as chances de quem tinha tudo para ser a zebra do domingo, caso de Matt di Benedetto, com o Toyota #95 da Leavine Racing, que liderou 49 voltas e estava no pelotão dianteiro quando foi o protagonista involuntário de um “Big One” a 11 voltas do fim que envolveu 22 dos 40 carros que largaram. Tocado pelo Camaro #21 de Paul Menard, que tentava empurrá-lo, acabou rodando e provocando o caos para quem vinha atrás, com direito ao voo de Aric Almirola sobre David Ragan. Felizmente, sem consequências sérias para nenhum dos envolvidos.
A prova já havia vivido seu momento pastelão quando Cody Ware atrasou o ponto de freada para entrar nos pits, atingiu o próprio companheiro de time B.J. McLeod e provocou um efeito boliche que envolveu, entre outros, Jimmie Johnson, Tyler Reddick e Ricky Stenhouse Jr. Na reta final da prova foi a vez de Clint Bowyer, ao tentar superar Michael McDowell, acabar tocado pelo rival e provocar mais um princípio de caos no que sobrou do pelotão.
Felizmente, na prorrogação, Hamlin conseguiu uma vantagem confortável, escoltado por Kyle Busch, que garantiu não só a dobradinha, mas um 1-2-3 da SHR, com Eric Jones e o #20 à frente do campeão Joey Logano e do surpreendente McDowell. Os estreantes Ryan Preece (Camaro #47) e Ross Chastain (Camaro #15) acabaram “premiados” com lugares no top 10, com apenas 14 carros completando as 207 voltas.
500 Milhas de Daytona: RESULTADOS (extra-oficiais)