Desastroso ePrix da Suíça deixa Jean-Eric Vergne próximo do bicampeonato

Se havia um fim de semana em que praticamente tudo saísse errado nas cinco temporadas da Fórmula E, certamente foi este, que marcou a despedida da categoria de monopostos elétricos da Suíça.

Depois de uma série de problemas, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah), que largou da pole, conseguiu resistir à pressão de Mitch Evans (Panasonic Jaguar) para vencer a terceira no campeonato 2018/2019 e se aproximar do bi. Apenas uma combinação improvável de resultados na rodada dupla decisiva de Nova York (13 e 14 de julho) permitiria a seu companheiro de time Andre Lotterer ou a Lucas di Grassi (Audi Abt) impedir o feito.

O brasileiro teve uma qualificação ruim e, de 19º no grid, se recuperou para receber a bandeirada em décimo (somando um ponto), logo atrás de Felipe Massa, que voltou a fazer uma corrida consistente com o carro da Venturi.

Os problemas em Berna começaram ainda na sexta-feira, com o atraso nas obras de fechamento e preparação do traçado nas ruas da cidade suíça. Na madrugada, moradores insatisfeitos com as interrupções no trânsito e supostos manifestantes contrários à realização da prova danificaram algumas estruturas, o que atrasou a liberação do circuito para treinos e corrida.

Como se não bastasse, o já tradicional engavetamento de começo de prova não só trouxe a bandeira vermelha como provocou a ira dos pilotos que conseguiram escapar da confusão e ganhar posições na primeira volta (especialmente Di Grassi e o português Antonio Félix da Costa). Depois de quase uma hora de espera e discussão, foi mantida a ordem do grid, já que a passagem inicial não chegou a ser completada (e a classificação adotada é sempre a da volta anterior).

Finalmente os carros conseguiram acelerar na estreita pista de rua suíça e, se no pelotão intermediário houve quem conseguisse ganhar posições, não foi caso para os três primeiros – Sebastien Buemi, em casa, completou o pódio com o carro da Nissan eDAMS. Os problemas de Pascal Wehrlein (Mahindra) abriram caminho para o quarto posto de Lotterer, que havia se envolvido no acidente inicial e, mesmo assim, conseguiu retomar a corrida.

Vergne soma 130 pontos, 52 a mais do que o companheiro e 53 a mais que Di Grassi, com 59 em jogo (25 por corrida, três por pole e um por volta mais rápida) nos EUA.

ABB FIA Formula E

ePrix da Suíça (Berna)

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook Twitter Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais