Desclassificação de inglês dá vitória a Mortara na Fórmula E em Hong Kong
A corrida de número 50 da história da Fórmula E acabou sendo histórica não só pela marca alcançada. O traçado montado nas ruas de Hong Kong foi palco também da primeira prova da categoria disputada em um fim de semana de chuva e pista molhada e teve o resultado definido pelos comissários. Na pista, deu Sam Bird (Envision Virgin), mas quem ficou com a vitória foi o italiano nascido em Genebra Edoardo Mortara, da Venturi.
Bird, que já havia vencido no território pertencente à China ano passado, foi punido com cinco segundos somados a seu tempo de prova pelos repetidos toques no alemão Andre Lotterer (DS Techeetah), que liderava a prova e acabou tendo o pneu traseiro direito furado por conta das manobras do rival. Mortara, por sua vez, fez uma corrida consciente, partindo da sexta posição para festejar o primeiro triunfo seu, da Itália e do time na categoria. O pódio foi completado por Lucas di Grassi (Audi Abt), em mais um fim de semana consistente, e por Robin Frinjs (Envision Virgin), também com a unidade de potência da Audi.
A pole ficou com o belga Stoffel Vandoorne (HWA Racelab), obrigado a abandonar com problemas mecânicos na 20ª das 36 voltas, provocando a segunda entrada do safety car. Felipe Massa (Venturi) pontuou pela segunda corrida seguida – cruzou a linha em sexto, mas acabou subindo para quinto com a punição a Bird. Nelsinho Piquet (Jaguar), com problemas na suspensão dianteira de seu Spark, deixou a corrida na primeira volta, a mesma em que Felipe Nasr (Geox Dragon) bateu, levando consigo a dupla da Mahindra (Pascal Wehrlein e Jerôme d’Ambrosio).
FIA Formula E: ePrix de Hong Kong