Desfeito o mistério: Rich Energy vai fazer a Haas mudar de cores
O leitor do Racemotor deve se lembrar da polêmica envolvendo a fabricante de bebidas energéticas inglesa Rich Energy e seu excêntrico fundador, William Storey, e sua tentativa de entrada na Fórmula 1. Quando a Force India entrou em regime de recuperação judicial, a empresa afirmou ter um pré-contrato de patrocínio que, se cumprido à risca, impediria a estrutura então em mãos de Vijay Mallya e Subrata Roy, de declarar insolvência. Argumento que foi ignorado pela justiça britânica, que encaminhou a venda da estrutura para o grupo Racing Point, encabeçado por Lawrence Stroll.
Algum tempo depois, a Rich voltou à carga com uma postagem mostrando um F-1 estilizado com suas cores (preto e dourado) e a garantia de que estaria ligada à categoria, numa situação ainda melhor do que a prevista para a RP Force India. Inicialmente especulava-se um acordo com a Williams, que perde a Martini como patrocinadora principal no fim da temporada. Você revê a matéria AQUI.
Pois nesta quinta-feira (25) finalmente o mistério foi desfeito, e de forma surpreendente. A Rich será o “Title Sponsor” da Haas, que em seus primeiros três anos de existência preferiu apenas estampar em destaque a marca do patrão Gene Haas, referência mundial para equipamentos de usinagem computadorizada. O chefão argumentava que queria mesmo consolidar a imagem de sua empresa antes de buscar uma parceria que levasse a mudanças nas cores do time e engordasse os cofres.
Agora que a escuderia, que conta com suporte técnico da Dallara e da Ferrari, está estabilizada e briga pela condição de melhor do pelotão intermediário (ocupa a quinta posição entre os Construtores), todo reforço financeiro é fundamental para um salto de qualidade que garanta a evolução técnica diante de adversários em crescimento como a Sauber Alfa Romeo e a Renault (que promete muito para 2019).