Direto da Top Race V6 Argentina: que carro é esse?
A Top Race V6 é uma categoria relativamente recente no cenário do automobilismo argentino e surgiu para dar espaço a sedãs médios/grandes com a configuração de motor que faz parte do nome, criando uma alternativa para a lendária TC, que continua usando as carrocerias do Ford Falcon, do Dodge GTX Cherokee, do Chevrolet Coupé SS e do Torino, sem competir com o campeonato que é uma instituição nacional no país vizinho. Também estamos falando de chassis tubulares que ganharam as formas de Toyota Camry, Ford Mondeo, do VW Passat (o mais recente), além de uma bolha, por assim dizer, “genérica” da Mercedes – de 1997 a 2004 foi usada a carroceria original dos veículos. E sempre com motores desenvolvidos por Oreste Berta, o “Mago de Alta Gracia”.
Lá como aqui – aliás, mais lá do que aqui, já que a lei argentina obriga as fabricantes de veículos a investir nas pistas parte de seu faturamento – é preciso transformar as linhas no mais próximo possível do que se vê nas ruas, nem que seja com farois, lanternas (reproduzidos na fibra) e grade.
Só que, as vezes a coisa acaba ficando exagerada. O leitor saberia dizer qual é o modelo da foto?
Bom, nada de spoilers (ou quase, já que a logo no teto entrega a montadora), que agora eu respondo: trata-se de um Fiat Cronos, ou uma tentativa de, já que estamos falando de quase cinco metros de comprimento e de um motor que em nada lembra o do sedã de rua. Ok, alguém vai lembrar que a bolha da nossa Stock Car já reproduziu o Chevrolet Spark, que nem sedã era, e que com a Nascar também é assim. Mas não deixa de ser curioso… Em tempo, o piloto do #29 é Caíto Rissati, filho de Ricardo Rissati, lendário adversário de Leonel Friedrich, César Pegoraro, Tom Stefani e outros brasileiros nos tempos de ouro da F-3 Sul-Americana.