Diretor da Haas elogia Pietro Fittipaldi e piloto vira esperança brasileira para a F1 em 2022
A última vez que um piloto brasileiro disputou uma temporada inteira da Fórmula 1 foi em 2017, com Felipe Massa no assento da Williams. Após quatro anos, os fãs da categoria no Brasil seguem esperançosos por um novo nome. O jovem Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial, é uma das principais esperanças para quebrar esse tabu em 2022.
Atual piloto reserva da Haas, o brasileiro recebeu alguns elogios de Gunther Steiner, principal diretor da equipe norte-americana. O brasileiro voltou a ser assunto na Haas pelo bom desempenho que conseguiu durante a disputa das 500 milhas de Indianápolis, em maio deste ano. O atual piloto reserva da F1 também está disputando etapas da Fórmula Indy, com o objetivo de se manter ativo e desenvolver ainda mais a carreira. O jovem de 25 anos corre pela Dale Coyne Racing na principal categoria do automobilismo dos Estados Unidos.
Logo após a etapa mais tradicional da Indy, Gunther Steiner elogiou o trabalho do brasileiro e deu indicações que uma vaga na F1 é possível. O diretor da Haas acredita que Pietro fez um excelente trabalho durante o final de semana em Indianápolis, e mostrou mais uma vez que tem grande potencial para correr em qualquer categoria. Além disso, quando questionado sobre a Fórmula 1, ele lembrou que o brasileiro já impressionou quando correu no Bahrein e em Abu Dhabi durante a temporada de 2020.
Entretanto, conseguir a vaga de fato será uma tarefa complicada, pois a concorrência na F1 não é fácil. O lado positivo é que não falta apoio da torcida e também de ex-pilotos da categoria. Em entrevista ao blog da Betway Insider , Felipe Massa lamentou a falta de brasileiros nas equipes da Fórmula 1, apesar de toda a tradição que o país tem na disputa de campeonatos. Ele lembrou de grandes nomes que passaram na categoria, como Ayrton Senna e Nelson Piquet, para mostrar que o país tem uma conexão histórica com o automobilismo. Massa é otimista e garante que voltaremos a ter a bandeira do Brasil sendo representada nas etapas da F1.
Mais equilíbrio na F1
Além de falar da esperança de ver novamente um brasileiro na F1, Felipe Massa também conversou sobre as mudanças que estão acontecendo na categoria. Desde 2019, a Liberty Media, atual dona da Fórmula 1, tem buscado trazer um maior equilíbrio entre todas as equipes. O objetivo principal é acabar com o domínio de sete anos da Mercedes, algo que começou a acontecer na atual temporada.
O piloto vice-campeão de 2008 afirmou ao time do site de apostas online Betway, que ter uma só equipe dominando a F1 não é nada saudável para o automobilismo. Ele lembrou que a McLaren, a Ferrari e a Red Bull passaram por períodos vencedores, mas nada comparado ao grande domínio atual da Mercedes. Massa não tem dúvidas de que é algo negativo para os fãs, e nem mesmo ele gosta de ver isso na categoria.
Entretanto, caso Pietro Fittipaldi chegue na F1 em 2022, o cenário pode ser diferente. Na atual temporada, a Red Bull de Max Verstappen conseguiu acabar com a grande vantagem da Mercedes. Após 11 etapas, o holandês venceu cinco corridas e ficou oito pontos atrás de Lewis Hamilton no Mundial de Pilotos. Ou seja, o equilíbrio que Massa tanto deseja começou a voltar para as pistas da F1.
Mudanças em 2022
Além do bom desempenho de Verstappen e da Red Bull, outras mudanças prometem causar ainda mais impacto na Fórmula 1 em 2022. A Liberty Media, atual dona da categoria, confirmou que grandes alterações nas regras vão chegar na próxima temporada e podem aproximar todas as equipes, principalmente no aspecto financeiro. O objetivo principal é impedir que a diferença entre a Mercedes e Haas, por exemplo, seja um abismo como é atualmente.
Isso significa que Pietro Fittipaldi pode entrar na F1 em um momento de mudanças, e com mais oportunidades para acumular bons resultados e mostrar um bom trabalho. Porém, antes de pensar nisso, o brasileiro precisa convencer Gunther Steiner de que merece um lugar fixo na Haas.
Uma tarefa que não será nada fácil, mas isso faz parte da carreira dos pilotos de automobilismo. Os fãs brasileiros, inclusive Felipe Massa, estão esperançosos com o futuro do país na F1, principalmente com a possibilidade de ver Pietro em um lugar fixo no carro da Haas em 2022.
Siga o Racemotor no: