Dixon vence primeira da Indy no Texas. Tony se recupera para top-10

O maior campeão em atividade da Indycar quer mais. Scott Dixon começou a temporada 2020 da NTT Indycar Series no victory lane. Com uma demonstração de superioridade nas 200 voltas da Genesys 300, no Texas Motor Speedway. A noite poderia ser de dobradinha para a Chip Ganassi Racing se, a 10 voltas da bandeira quadriculada, Felix Rosenqvist não provocasse a terceira bandeira amarela da prova. Mesmo com uma punição por excesso de velocidade no pit, Tony Kanaan completou em décimo, mesma posição de largada, com o Dallara-Chevy #14 da Foyt Racing.

Pole, Josef Newgarden comandou as primeiras 30 voltas com o Dallara-Chevy #1 da Penske. Mas não conseguiu resistir à aproximação do neozelandês, com o Dallara-Honda #9. Por recomendação da Firestone, os stints de prova não podiam superar as 35 voltas e, pouco depois da primeira série de paradas, veio a neutralização provocada pelo toque do novato Rinus VeeKay (Ed Carpenter Racing) no também estreante Alex Palou (Dale Coyne with Team Goh). A essa altura, Tony, que vinha em nono, teve de ir para o fundo do pelotão.

Com o PJ1 (produto para aumentar a aderência no asfalto) apenas em parte da pista, somente uma linha com aderência restou no oval de 1,5 milha, na parte inferior. Após uma segunda amarela por detritos (volta 76), Newgarden voltou a liderar mas, novamente, não conseguiu resistir ao ritmo de Dixon. O pentacampeão chegou a ter 10 segundos de vantagem para o atual #1. Que acabou superado também por Rosenqvist.

Economia

Kanaan, assim como Will Power e Ryan Hunter-Reay, não conseguia recuperar terreno, e levou uma volta do líder. Mas, ao poupar combustível e retardar a parada, acabou favorecido quando Rosenqvist, de volta do pit, perdeu o controle do carro ao tentar superar James Hinchcliffe na sujeira.

O baiano recuperou a volta e resistiu à pressão do companheiro Charlie Kimball para fechar a prova no top-10. Com três voltas na última relargada, Dixon não teve grande dificuldade de estabelecer uma vantagem de 4s409 para Simon Pagenaud, segundo. Newgarden terminou em terceiro, seguido por Zach Veach (melhor carro da Andretti); Ed Carpenter e Conor Daly, com o Dallara-Chevy #59 da Carlin.

“Estou muito orgulhoso do time, tive um ótimo carro ao longo de todo o dia. Com o começo da noite o comportamento mudou um pouco, ele ficou mais traseiro, mas sabia que poderia levá-lo à vitória”, festejou Dixon. Que fez questão de registrar sua melhor volta na última passagem. No primeiro teste, o aeroscreen foi aprovado sem provocar qualquer problema na condução, mesmo com o cair da noite.

Genesys 300

NTT Indycar Series: primeira etapa (Texas)

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