DTM chega à corrida 500 no fim de semana em Lausitzring
A Alemanha ainda era dividida em Ocidental e Oriental quando Zolder, na vizinha Bélgica, sediou a primeira corrida do que seria o DTM. Em 1984, o país contava apenas com dois circuitos permanentes (Hockenheim e Nurburgring) e o que fazia sucesso era o DRM, campeonato que reunia protótipos como as Porsche 956/962. Neste fim de semana, no Lausitzring, o Deutsche Tourenwagen Meisterschaft chega às 500 corridas, na prova do domingo. Uma história de sucesso que poderia ter desfecho bem diferente.
Afinal, o primeiro evento da história terminou sem vencedor. Harald Grohs e sua BMW 635CSI receberam a bandeirada em primeiro, mas acabaram desclassificados por irregularidade no motor. E ninguém foi promovido à primeira posição. Na primeira década e meia, máquinas como Ford Mustang e Camaro se juntaram ao grid, que chegou a ter, entre os pilotos, um ‘certo’ Hermann Tilke. O hoje desenhista de circuitos alinhou em Zolder’1987, com um Toyota Corolla.
O envolvimento cada vez maior das montadoras e a distância dos modelos originais fizeram o campeonato sucumbir à própria grandeza. No fim da década de 1990, ele ganhou uma versão internacional (o ITR), chegou a Interlagos (1996), mas acabou suspenso naquele mesmo ano. As máquinas no regulamento da Classe 1 se tornaram mais sofisticadas que os F-1 do período, com controle de tração e suspensão ativa.
Retorno
O retorno, no ano 2000, foi bem mais modesto tecnicamente. Audi, Mercedes e BMW retomaram a rivalidade com regras enxutas e a preocupação em controlar os orçamentos. Hoje comandada por Gerhard Berger, a ITR, organizadora do DTM, aposta numa base comum compartilhada pelos construtores.
Em sua última mudança técnica, o campeonato adotou regras comuns às do Super GT japonês. A célula de sobrevivência em fibra de carbono é adotada por Audi, BMW e a novata Aston Martin, que ocupou o lugar da Mercedes. Os motores, a partir deste ano, são os quatro cilindros turbo de 600cv. O desejo de internacionalizar a disputa segue, mas com os pés no chão e sem delírios de grandeza.
Números do DTM
498 corridas
39 circuitos
419 pilotos (de 57 países)
22 campeões
79 vencedores (um deles brasileiro, Augusto Farfus, com quatro triunfos)
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