DTM inicia nova era em Monza, com 20 carros no grid

Monza, o templo da velocidade, abre neste fim de semana uma temporada recheada de novidades do DTM, o Alemão de Turismo. Pela primeira vez desde a volta da competição, no ano 2000 (antes foi disputada de 1984 a 1996), o grid não será composto por máquinas desenvolvidas exclusivamente para o campeonato e alinhadas com suporte oficial das montadoras. Obrigada a desistir do regulamento Class One por desinteresse das fábricas, a organizadora ITR aposta nas regras GT3 FIA, o que abre espaço para os times privados. E para uma maior variedade: Audi, Mercedes, BMW, Ferrari, Lamborghini e McLaren (em algumas etapas) vão medir forças.

Cenário melhor até que o previsto por Gerhard Berger, principal autoridade da ITR. O ex-piloto de Benetton, Ferrari e McLaren esperava ter cinco marcas e 20 carros em ação – número que alinha em Monza. E com um nível técnico que não deve ao das temporadas anteriores. Três campeões (Marco Wittmann, Gary Paffett e Mike Rockenfeller) e um vice (Nico Muller) seguem no campeonato.

A Red Bull não só volta a se envolver diretamente, como ainda traz a Ferrari (parceria com a AF Corse) e pilotos como Alex Albon, Liam Lawson e Nick Cassidy – vão se alternar de acordo com os compromissos na F-1, F-2 e F-E. Equipes históricas do DTM como ABT e Rosberg seguem na disputa. E duas pilotas estão inscritas: Sophia Floersch, com um Audi R8 da ABT e Esmee Hawkey, com um Lamborghini Huracán Evo da T3 Motorsport.

Formato

O DTM 2021 mantém o formato sprint, com duas corridas de 55 minutos por fim de semana. Sempre com o pitstop obrigatório para troca de pneus (Michelin, no lugar dos Hankook). Além de um sistema de Balance of Performance (BOP) desenvolvido pela parceira AVL, será usado o lastro de sucesso para os três primeiros colocados (25, 18 e 15kg, aplicados na prova seguinte). Depois de avaliar mexidas para garantir maior potência em relação aos FIA GT3, a organização manteve a especificação original dos carros. O que inclui o ABS e o controle de tração.

Serão oito rodadas duplas, quatro fora da Alemanha. Além de Monza, Zolder (Bélgica), Assen (Holanda) e o Red Bull Ring (Áustria) receberão o DTM. Lausitzring, Nurburgring, Norisring (ainda sem data confirmada) e o tradicional encerramento em Hockenheim completam o calendário. As corridas serão mostradas na plataforma Grid DTM.

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