‘Dunas pra que te quero’. Começa o Rally Dakar
Há quem garanta que esta pode ser a última edição da maior maratona off-road do planeta na América do Sul. A bem da verdade, Argentina, Chile e Paraguai preferiram não investir no evento, enquanto a Bolívia, diante dos problemas de logística, acabou descartada. Restou um país cuja geografia permitiu desenhar um percurso difícil o suficiente para manter a tradição. O Rally Dakar começa neste domingo (6) em Lima, com a largada promocional e, na segunda, os 334 inscritos de 61 países começam a acelerar numa edição “100% Peru” e 70% dunas.

As intermináveis montanhas de areia serão o prato principal de um Dakar com várias novidades para se ajustar às condições. A A.S.O., organizadora do desafio, trabalha pela primeira vez com a noção de três zonas principais, em torno das quais se desenrolarão as 10 etapas – Pisco, San Juan de Marcona e Arequipa/Tacna/Moquena. São cerca de 5.500 quilômetros, dos quais 3 mil cronometrados.
E mesmo os favoritos em todas as categorias falam em ‘prova de sobrevivência’, considerando as dificuldades de navegação, os riscos de atolamento na areia fofa e as surpresas pelo caminho. O fato de a especial mais longa não superar os 405 quilômetros não é, segundo a organização, sinônimo de vida fácil para pilotos, navegadores e equipamento. O Racemotor apresenta os favoritos nas diversas categorias e as expectativas do numeroso pelotão brasileiro.