Elfyn Evans e a Toyota vencem Rally de Portugal
Festa de Elfyn Evans/Scott Martin e da Toyota Gazoo Racing no Rally de Portugal, quarta etapa do WRC 2021. A dupla galesa começou o domingo 10s4 à frente de Dani Sordo/Borja Rozada (Hyundai i20 WRC/HWRT) e praticamente assegurou o resultado na primeira especial do dia, a SS16 (Felgueiras 1), ao abrir mais 9s6 para os espanhois. Sordo recebeu autorização da Hyundai para atacar em busca da vitória mas, com uma posição de partida menos favorável, preferiu assegurar o segundo lugar.
O pódio foi completado por Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing). Os heptacampeões mundiais enfrentaram problemas com a escolha dos pneus na sexta-feira e chegaram ao último dia do rally 1s5 à frente dos companheiros de equipe Takamoto Katsuta/Daniel Barritt. Os franceses preferiram guardar seus pneus macios para as cinco especiais decisivas e mantiveram a terceira posição, seguidos pelo piloto japonês. Gus Greensmith e Adrian Formaux, com os dois Fiesta WRC terminaram em seguida.
As demais posições na zona de pontuação foram completadas pelos carros R5 da classe WRC2. Vitória (e P7 no geral) para Esapekka Lappi/Janne Ferm, com um VW Polo GTI. O polonês Kaetan Kajetanowicz, bicampeão europeu, foi o melhor na WRC3 (carros R5 privados), com um Skoda Fabia Evo.
Ogier/Ingrassia mantêm a liderança do WRC 2021, com 79 pontos. Dois a mais que Evans/Martin. Thierry Neuville é o melhor representante da Hyundai, com 57.
Villas-Boas
Atração a parte do rally português, André Villas-Boas concluiu a prova em 33º (11º na WRC3). O treinador de futebol (ex-Porto, Chelsea e Tottenham) participou da prova doméstica com um Citroën C3 R5 para divulgar sua fundação beneficente Race for Good. Ele pretende participar de outras provas off-road, mas de volta ao rally cross-country, em que já disputou um Dakar, na América do Sul.
Vodafone Rally de Portugal
Mundial de Rally (WRC) 2021: quarta etapa
Siga o Racemotor no: