Em Belo Horizonte, Ricardo Maurício fala de expectativas para a Stock 2023
O início da temporada 2023 da Stock Car se aproxima – 2 de abril, em Goiânia –; e um dos grandes nomes da categoria vive a ansiedade para voltar a acelerar, em um ano com novidades. Dono de três títulos (2008, 2013 e 2020), sempre pela RC Eurofarma, Ricardo Maurício esteve em Belo Horizonte para uma ação do patrocinador – o Cruze do time de Curitiba está exposto até este sábado (18) no Boulevard Shopping.
O público pôde trocar materiais escolares por bonés do #90 – o total arrecadado foi repassado ao Institito Viva Down, e algumas das crianças e adolescentes assistidos por ele acompanharam tudo de perto. Com direito ao ronco poderoso do V8, amplificado em um ambiente fechado.
O pequeno Ricardinho ainda interagiu com atletas que disputam neste fim de semana na capital mineira o Jogo das Estrelas do NBB – eles se esforçaram para ocupar o lugar do piloto, mas logo descobriram que a altura seria um empecilho para se alojar com algum conforto no carro.

Pneus
Maurício falou sobre a grande incógnita da temporada: os pneus Hankook, que substituem os Pirelli. E lembrou que pilotos e equipes chegarão relativamente ‘no escuro’ ao primeiro fim de semana do campeonato. “A categoria fez testes para entender o comportamento do carro e constatou que os carros ficam bem mais traseiros. Por isso vamos usar uma asa traseira parecida com a de 2019 para sustentar melhor o carro. Ainda não sabemos a durabilidade e só faremos dois treinos de meia hora na quinta-feira em Goiânia. O que funciona para buscar um acerto de qualificação, mas não para fazer long runs”.
Além disso, o maior diâmetro em relação aos Pirelli vai modificar alguns aspectos da pilotagem. “Muda a relação de marchas. que fica mais longa, o carro fica um pouco lento de reta e a tendência é de frear mais dentro. Vamos aprender mesmo sobre os novos pneus depois de algumas corridas. E claro que quem acertar de início terá uma grande vantagem. Mas esse desenvolvimento; o trabalho que a equipe tem a cada ano, é o grande barato da Stock”.
Dono do maior número de vitórias tanto em 2021 quanto em 2022, Ricardo Maurício espera uma temporada de briga pelo título, o que não foi o caso ano passado. “Tive muitas quebras, problemas, uma desclassificação por uma inversão de pneu em um pitstop, cheguei a ficar em 15º no campeonato, mas a segunda metade do ano foi muita boa e me fez terminar em sexto”.
Antes de comandar o #90, Ricardinho tem outro desafio no dia 25: volta ao Porsche 911 GT3R da Stuttgart Motorsport na abertura do Império Endurance Brasil (Velocitta).
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