Em Kyalami, Porsche e Dennis Olsen garantem títulos do IGTC

Duas décadas depois da visita da extinta série SRWC de protótipos, Kyalami, na África do Sul, voltou a receber uma competição internacional. A pista próxima a Johanesburgo sediou neste sábado a última etapa do Intercontinental GT Challenge, campeonato de provas de longa duração no regulamento GT3. Mais uma criação de Stephane Ratel (SRO), organizador do World Challenge e da Blancpain Series.

Nada mais justo que, num traçado que foi salvo da destruição pela Porsche, a casa de Zuffenhausen garantisse os títulos de pilotos e construtores. Em um campeonato que passou por clássicas como as 12h de Bathurst e as 24h de Spa, além de visitar Laguna Seca (EUA) e Suzuka.

Uma conquista suada – melhor seria dizer molhada, diante da chuva que dificultou a vida de pilotos e equipes nas duas últimas horas de prova, já à noite. E favorecida pelos problemas com os carros da Mercedes, principais rivais.

A pole no top qualifying foi garantida pelo trio do 911 GT3 R #31 (Frikadelli Racing) – Dennis Olsen, Mathieu Jaminet e Nick Tandy. As primeiras horas foram marcadas pelo duelo com outro 911, o #20 (GPX), de Richard Lietz, Michael Christensen e Kevin Estre. Não sem direito a fogo amigo: Tandy acabou punido por provocar a rodada do rival.

A essa altura, a principal ameaça vinha da Mercedes AMG #10 (SPS Performance), com Luca Stolz, Yelmer Buurman e Maxi Gotz. O abandono da AMG #999 (GruppeM), de Raffaele Marciello, Maxi Buhk e Maro Engel, facilitou a tarefa da Porsche. A reta final, com chuva, chegou a ser comandada pela BMW M6 #42 com Augusto Farfus ao volante. Mas uma parada extra jogou o trio, composto ainda por Sheldon van der Linde e Martin Tomczyk, para o sétimo posto final.

Troca

Preocupada em garantir as duas conquistas, a Porsche orientou o #20 a dar passagem ao #31, que recebeu a bandeirada na frente. Com isso, o norueguês Olsen sagrou-se campeão. Com 23 anos, ele trocou uma carreira de sucesso nos monopostos (vice da Eurocup F-Renault 2014) pela segurança de integrar o programa da casa alemã. E já havia vencido na temporada em Bathurst.

Para os demais brasileiros, a corrida foi de poucas alegrias. João Paulo de Oliveira chegou a estar no top 10 com o Nissan GT-R #35 (KCMG), que dividiu com Josh Burdon e Katsumasa Chiyo. Um problema nos minutos finais, no entanto, jogou o carro para a 19ª posição. O Bentley Continental #108 de Rodrigo Baptista, Andy Soucek e Steven Kane perdeu muito tempo nos boxes com reparos e foi o último classificado, a 53 voltas dos vencedores.

Intercontinental GT Challenge

Quinta etapa: 9h de Kyalami (AFS)

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais