Ericsson vence acidentado GP de St. Pete na Indy

Ele não tinha o carro mais rápido do GP de Saint Petersburg, primeira etapa da Fórmula Indy. E só assumiu a liderança apenas a três voltas do fim. O suficiente para vencer no circuito de rua da Flórida e começar o campeonato como líder. Num domingo em que vários candidatos ficaram pelo caminho, Marcus Ericsson (Dallara Honda #8 / Ganassi) fez valer mais uma vez seu estilo preciso e discreto.

O traçado de 2,9km que usa parte do aeroporto da cidade mais uma vez se mostrou desafiador e não faltaram acidentes ao longo das 100 voltas. O primeiro logo após a largada, que tirou Hélio Castroneves (Dallara Honda #06 / Meyer Shank Racing) da prova. Felix Rosenqvist (Dallara Chevrolet #7 / Arrow McLaren) tocou na mureta e, ao tentar retomar a trajetória, surpreendeu o resto do pelotão.

Se muita gente freou e escapou, Santino Ferrucci (Dallara Chevrolet #14 / Foyt) encostou no brasileiro, o mandou para o muro e a confusão envolveu também Simon Pagenaud (Dallara Honda #60 / Meyer Shank Racing), Sting Ray Robb (Dallara Honda #51 / Dale Coyne), Benjamin Pedersen (Dallara Chevrolet #55 / Foyt) e Devlin De Francesco (Dallara Honda #29 / Andretti Steinbrenner).

Pedersen não freou e atingiu De Francesco em cheio, felizmente sem consequências mais sérias. A direção de corrida mostrou a bandeira vermelha para interromper a disputa.

Pneus

Quase meia hora depois a prova foi retomada, com o pole Romain Grosjean (Dallara Honda #28 / Andretti) ainda à frente. O francês conseguiu administrar bem o desgaste dos pneus macios (com as laterais em Guayule), ao contrário do companheiro Colton Herta, no #28, que de segundo passou a perder posições.

Scott McLaughlin (Dallara Chevrolet #2 / Penske), que largou com pneus duros, voltou de seu pitstop à frente de Grosjean. Na volta 41, Conor Daly (Dallara Chrvrolet #20/ECR) foi tocado por Kyle Kirkwood (Dallara Honda #27 / Andretti) e acertou a barreira de pneus, causando a segunda neutralização do GP. Mal a bandeira verde foi mostrada e foi a vez de Rinus VeeKay acertar os pneus, levando junto Kirkwood e Jack Harvey (Dallara Honda #30/Rahal Letterman), que desceu do carro com dor na mão.

Mais uma relargada e interrupção imediatamente depois. Desta vez Herta e Will Power (Dallara Chevrolet #12 / Penske) dividiram a curva e o norte-americano, sem espaço, levou a pior. Power foi responsabilizado e relargou no fundo do pelotão.

Pitstops

A última rodada de pitstops começou na volta 66 e Grosjean, segundo, entrou uma volta antes do líder McLaughlin. O neozelandês voltou pouco à frente do piloto da Andretti que com pneus mais aquecidos, tentou forçar a ultrapassagem na freada da Curva 3, acabou espremido e mandado para os pneus. Pior para o piloto da Andretti, que deixou clara sua irritação. Mais tarde, ao descer do carro, McLaughlin (que venceu o GP em 2022) pediu desculpas e admitiu que freou tarde demais com pneus frios.

Caminho aberto para a liderança de Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5 / Arrow McLaren), seguido por Ericsson e Dixon. O mexicano tinha uma vantagem confortável, mas o sueco encostou e passou a pressioná-lo. Na abertura da volta 97, o motor do carro de Pato apagou por segundos, o suficiente para que Ericsson o superasse. Dixon terminou em terceiro, seguido por Alexander Rossi (Dallara Chevrolet #7) e por Callum Ilott.

“Apesar de muita gente não lembrar do meu nome, estou aqui para vencer e brigar pelo campeonato. Não podia ser melhor esse começo de temporada. Sinto por Pato, mas corridas são assim”, disse o vencedor.

GP de Saint Petersburg

NTT Indycar Series: primeira etapa

  1. (4) Marcus Ericsson, Honda, 100 voltas em 2h05min30s7907
  2. (3) Pato O’Ward, Chevrolet
  3. (9) Scott Dixon, Honda
  4. (12) Alexander Rossi, Chevrolet
  5. (22) Callum Ilott, Chevrolet
  6. (20) Graham Rahal, Honda
  7. (10) Will Power, Chevrolet
  8. (7) Alex Palou, Honda
  9. (11) Christian Lundgaard, Honda
  10. (16) David Malukas, Honda
  11. (13) Marcus Armstrong, Honda
  12. (21) Agustin Canapino, Chevrolet
  13. (6) Scott McLaughlin, Chevrolet
  14. (26) Conor Daly, Chevrolet, a uma volta
  15. (5) Kyle Kirkwood, Honda, a três voltas
  16. (23) Sting Ray Robb, Honda, a quatro voltas
  17. (14) Josef Newgarden, Chevrolet, a cinco voltas
  18. (1) Romain Grosjean, Honda, 71, acidente
  19. (8) Felix Rosenqvist, Chevrolet, 51, abandono
  20. (2) Colton Herta, Honda, 49, acidente
  21. (24) Rinus VeeKay, Chevrolet, 41, acidente
  22. (19) Jack Harvey, Honda, 41, acidente
  23. (15) Helio Castroneves, Honda, 0, acidente
  24. (17) Santino Ferrucci, Chevrolet, 0, acidente
  25. (18) Devlin DeFrancesco, Honda, 0, acidente
  26. (25) Simon Pagenaud, Honda, 0, acidente
  27. (27) Benjamin Pedersen, Chevrolet, 0, acidente

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais