Ericsson vence acidentado GP de St. Pete na Indy
Ele não tinha o carro mais rápido do GP de Saint Petersburg, primeira etapa da Fórmula Indy. E só assumiu a liderança apenas a três voltas do fim. O suficiente para vencer no circuito de rua da Flórida e começar o campeonato como líder. Num domingo em que vários candidatos ficaram pelo caminho, Marcus Ericsson (Dallara Honda #8 / Ganassi) fez valer mais uma vez seu estilo preciso e discreto.
O traçado de 2,9km que usa parte do aeroporto da cidade mais uma vez se mostrou desafiador e não faltaram acidentes ao longo das 100 voltas. O primeiro logo após a largada, que tirou Hélio Castroneves (Dallara Honda #06 / Meyer Shank Racing) da prova. Felix Rosenqvist (Dallara Chevrolet #7 / Arrow McLaren) tocou na mureta e, ao tentar retomar a trajetória, surpreendeu o resto do pelotão.
Se muita gente freou e escapou, Santino Ferrucci (Dallara Chevrolet #14 / Foyt) encostou no brasileiro, o mandou para o muro e a confusão envolveu também Simon Pagenaud (Dallara Honda #60 / Meyer Shank Racing), Sting Ray Robb (Dallara Honda #51 / Dale Coyne), Benjamin Pedersen (Dallara Chevrolet #55 / Foyt) e Devlin De Francesco (Dallara Honda #29 / Andretti Steinbrenner).
Pedersen não freou e atingiu De Francesco em cheio, felizmente sem consequências mais sérias. A direção de corrida mostrou a bandeira vermelha para interromper a disputa.
Pneus
Quase meia hora depois a prova foi retomada, com o pole Romain Grosjean (Dallara Honda #28 / Andretti) ainda à frente. O francês conseguiu administrar bem o desgaste dos pneus macios (com as laterais em Guayule), ao contrário do companheiro Colton Herta, no #28, que de segundo passou a perder posições.
Scott McLaughlin (Dallara Chevrolet #2 / Penske), que largou com pneus duros, voltou de seu pitstop à frente de Grosjean. Na volta 41, Conor Daly (Dallara Chrvrolet #20/ECR) foi tocado por Kyle Kirkwood (Dallara Honda #27 / Andretti) e acertou a barreira de pneus, causando a segunda neutralização do GP. Mal a bandeira verde foi mostrada e foi a vez de Rinus VeeKay acertar os pneus, levando junto Kirkwood e Jack Harvey (Dallara Honda #30/Rahal Letterman), que desceu do carro com dor na mão.
Mais uma relargada e interrupção imediatamente depois. Desta vez Herta e Will Power (Dallara Chevrolet #12 / Penske) dividiram a curva e o norte-americano, sem espaço, levou a pior. Power foi responsabilizado e relargou no fundo do pelotão.
Pitstops
A última rodada de pitstops começou na volta 66 e Grosjean, segundo, entrou uma volta antes do líder McLaughlin. O neozelandês voltou pouco à frente do piloto da Andretti que com pneus mais aquecidos, tentou forçar a ultrapassagem na freada da Curva 3, acabou espremido e mandado para os pneus. Pior para o piloto da Andretti, que deixou clara sua irritação. Mais tarde, ao descer do carro, McLaughlin (que venceu o GP em 2022) pediu desculpas e admitiu que freou tarde demais com pneus frios.
Caminho aberto para a liderança de Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5 / Arrow McLaren), seguido por Ericsson e Dixon. O mexicano tinha uma vantagem confortável, mas o sueco encostou e passou a pressioná-lo. Na abertura da volta 97, o motor do carro de Pato apagou por segundos, o suficiente para que Ericsson o superasse. Dixon terminou em terceiro, seguido por Alexander Rossi (Dallara Chevrolet #7) e por Callum Ilott.
“Apesar de muita gente não lembrar do meu nome, estou aqui para vencer e brigar pelo campeonato. Não podia ser melhor esse começo de temporada. Sinto por Pato, mas corridas são assim”, disse o vencedor.
GP de Saint Petersburg
NTT Indycar Series: primeira etapa
- (4) Marcus Ericsson, Honda, 100 voltas em 2h05min30s7907
- (3) Pato O’Ward, Chevrolet
- (9) Scott Dixon, Honda
- (12) Alexander Rossi, Chevrolet
- (22) Callum Ilott, Chevrolet
- (20) Graham Rahal, Honda
- (10) Will Power, Chevrolet
- (7) Alex Palou, Honda
- (11) Christian Lundgaard, Honda
- (16) David Malukas, Honda
- (13) Marcus Armstrong, Honda
- (21) Agustin Canapino, Chevrolet
- (6) Scott McLaughlin, Chevrolet
- (26) Conor Daly, Chevrolet, a uma volta
- (5) Kyle Kirkwood, Honda, a três voltas
- (23) Sting Ray Robb, Honda, a quatro voltas
- (14) Josef Newgarden, Chevrolet, a cinco voltas
- (1) Romain Grosjean, Honda, 71, acidente
- (8) Felix Rosenqvist, Chevrolet, 51, abandono
- (2) Colton Herta, Honda, 49, acidente
- (24) Rinus VeeKay, Chevrolet, 41, acidente
- (19) Jack Harvey, Honda, 41, acidente
- (15) Helio Castroneves, Honda, 0, acidente
- (17) Santino Ferrucci, Chevrolet, 0, acidente
- (18) Devlin DeFrancesco, Honda, 0, acidente
- (25) Simon Pagenaud, Honda, 0, acidente
- (27) Benjamin Pedersen, Chevrolet, 0, acidente
Siga o Racemotor no: