Estado do Texas dá bandeira verde para prova da Nascar no oval de Fort Worth
Mais um sinal de que a retomada da temporada da Nascar pode ocorrer antes do que se imagina em meio à pandemia do coronavírus. Se a categoria trabalha com o mês de maio como alvo para as primeiras corridas depois da interrupção, um palco em especial se mostra pronto para receber as disputas. O Texas Motor Speedway, em Fort Worth, recebeu o aval do governador do estado, Greg Abbott, que conversou pessoalmente com a cúpula do campeonato.
Abbott é do Partido Republicano, o mesmo do presidente Donald Trump, que defende a retomada dos eventos esportivos assim que possível. Nas redes sociais, ele confirmou que espera anunciar os detalhes em pouco tempo – ainda não se sabe se apenas a Cup andaria ou se também Xfinity e Truck Series. E antecipou que treinos e corridas terão portões fechados, em atendimento às medidas de prevenção.
Pouco depois, Eddie Gossage, CEO do circuito divulgou comunicado em que confirmou o trabalho para viabilizar o evento. “O governador Abbott deu a bandeira verde para correr e nosso esporte está ansioso para retornar à pista. Estamos atuando de forma incessante junto à categoria e as emissoras de TV para dar ao povo americano, assim como a fãs de todo o mundo, alguma distração num momento de crise. Um evento a portas fechadas não é o ideal, já que os fãs vêm em primeiro lugar, mas é o que temos por agora. O automobilismo tem a característica de não colocar os participantes em contato físico, e por isso certamente será um dos primeiros esportes a retomar suas competições”.
Logística
Uma das principais dificuldades para a iniciativa diz respeito à logística necessária. Os caminhões com o equipamento saem, em sua maioria, da Carolina do Norte, e terão de atravessar todo o país, algo menos simples em um momento de restrições. O mesmo acontece com o deslocamento dos pilotos, mecânicos, crew-chiefs e pessoal restante das equipes. O que pode ser equacionado com voos charters, além de testes de diagnóstico rápido.
Antes da paralisação, a Nascar chegou a considerar provas com portões fechados em Atlanta e Homestead. Foi obrigada a desistir diante das determinações dos governos da Geórgia e da Flórida. O oval próximo a Miami é apontado como outra boa possibilidade na retomada da temporada.
Siga o Racemotor no: