Estratégia faz Verstappen superar Mercedes no GP 70 Anos da F1

Funcionou a ideia da Pirelli de alterar os compostos de pneus do GP da Grã-Bretanha para a prova que festejou os 70 anos da F1, novamente em Silverstone. Na estratégia, Max Verstappen e a Red Bull-Honda venceram pela primeira vez na temporada, quebrando uma hegemonia de quatro corridas das Mercedes. Um resultado que começou a ser construído na véspera, quando o holandês assegurou presença no Q3 do treino oficial com os pneus duros (C2).

Aposta que não só lhe permitiu alongar seu primeiro stint, como ter pneus melhores que os de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton pela maior parte das 52 voltas. O finlandês e o hexacampeão fizeram seu primeiro pit nas voltas 14 e 15, respectivamente, enquanto o piloto da Red Bull trocou os pneus brancos pelos amarelos apenas na 27ª. E voltou à frente de Bottas, com a vantagem da borracha mais nova para abrir vantagem.

Mesmo com os pneus duros, o desgaste nos carros de Bottas e Hamilton era maior que o do de Verstappen – bolhas e graining deixaram marcas no #77 e no #44, o que exigiria uma segunda parada. O finlandês foi o primeiro a voltar aos boxes, com imediata resposta da Red Bull, que conseguiu mandar o #33 ainda à frente. Hamilton permaneceu na pista, mas era apenas questão de tempo para também fazer seu pit. Reclamando do estado dos pneus, o líder do Mundial entrou na 41ª volta. Retornou em quarto e, depois de superar Charles Leclerc (Ferrari), partiu ao ataque de Bottas. E tomou a P2 a duas voltas da bandeirada. Tarde para tentar tirar a primeira vitória do ano de Verstappen (nona na carreira) e da RBR.

‘Como a avó’

No início da corrida, o holandês chegou a ser advertido pelo engenheiro para não se aproximar demais do carro de Hamilton, e respondeu de forma bem humorada. “Os pneus estão bons, de forma alguma vou pilotar como a minha avó”. Depois, na penúltima volta, brincou com a apreensão da equipe. “Vocês já se hidrataram? Além disso, sei que devem estar com as mãos suadas, não esqueçam de higienizá-las”.

Com um só pitstop, Leclerc garantiu uma quarta posição superior ao potencial da SF1000, à frente de Alexander Albon, com boa prova de recuperação no segundo RB16. Nico Hulkenberg finalmente conseguiu largar e, depois do terceiro lugar na qualificação, acabou caindo para sétimo, atrás do companheiro Lance Stroll. Esteban Ocon (Renault), Lando Norris (McLaren) e Daniil Kvyat (AlphaTauri) fecharam a zona de pontuação.

Rodadas

Sebastian Vettel (Ferrari) e Daniel Ricciardo (Renault) terminaram fora do top-10 por incidentes semelhantes. O alemão acabou rodando na curva 1 após a largada ao tocar a zebra. Apesar da recuperação da última posição, recebeu a bandeira da em 12º. O australiano rodou na mesma curva quando duelava com Carlos Sainz e foi o 14º.

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