Estreante Isotta Fraschini conquista seu espaço no Mundial de Endurance
Em meio a pesos pesados das corridas de longa duração como Porsche, Ferrari, Toyota e BMW, a Hypercar, principal categoria do Mundial de Endurance (FIA WEC), também abre espaço para um projeto mais modesto, embora de uma marca de grande tradição. Nas 6h de São Paulo, o primeiro box de Interlagos abriga a equipe francesa Duqueine, responsável por alinhar o Isotta Fraschini Tipo 6 Competizione LMH. O protótipo é o primeiro passo no renascimento da casa de Milão, conhecida pelos modelos de luxo nas primeiras décadas do Século 20.
O anúncio do projeto, no fim de 2022, despertou desconfiança. Para muitos, a Isotta não conseguiria uma vaga no WEC. A marca, no entanto, apostou em parceiros de respeito. O desenho e a fabricação do hypercar italiano ficaram a cargo da Michelotto, por anos responsável pela construção dos modelos GT de competição da Ferrari. O motor é um V6 3.0 turbo desenvolvido pela HWA, que trabalha em conjunto com uma unidade híbrida da Williams Advanced Techonologies. Os amortecedores são da Multimatic.
A ideia inicial de estrear no WEC 2023 foi abandonada para garantir uma maior quilometragem de testes. Se inicialmente a Vector Sport alinharia o Tipo 6 C LMH, o time britânico deu lugar à Duqueine, que também fabrica protótipos LMP3.

Evolução
Nas duas primeiras etapas do WEC 2024 (Qatar e Imola), a diferença para o tempo do pole na qualificação chegou a superar os quatro segundos. Bem diferente do 1s6 de Interlagos, que confirma a evolução do carro, depois do grande momento do ano. O Tipo 6 C LMH completou as 24h de Le Mans com uma digna 13ª posição, a nove voltas da Ferrari 499P #50 vitoriosa. “Fizemos mais festa do que eles”, lembra um integrante do time.
Nas 6h de São Paulo, Jean-Karl Vernay chegou a ocupar a 14ª posição na primeira hora, à frente do Lamborghini SC63 e de um dos BMW M V8 Hybrid, com tempos de volta competitivos. Ao longo das horas seguintes, perdeu posições e voltou à P.19, até a quebra do motor, no fim da terceira hora. A Isotta mostrou, no entanto, que merece seu lugar no WEC, na fase mais competitiva da história do campeonato. Para 2025, a promessa é de dois Tipo 6 no grid, o que ajudará a acelerar o desenvolvimento. Se haverá lugar para mais três pilotos, Nelsinho Piquet, atualmente no ELMS, foi visto conversando com o time.
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