Evans lidera primeiro dia do Rally da Suécia. Rovanpera, em terceiro, é sensação
Quatro especiais abriram, nessa sexta-feira (14), o encurtado Rally da Suécia, segunda etapa do Mundial (WRC). Se o percurso ficou menor do que o previsto devido à falta de neve, as diferenças acumuladas são maiores que o habitual, com direito a surpresas.
Numa prova tradicionalmente dominada pelos pilotos nórdicos, o primeiro líder é o galês Elfyn Evans, com o Toyota Yaris WRC da Gazoo Racing. Ele e o navegador Scott Martin foram os mais rápidos nas SS1 e 3, com os campeões Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 WRC), melhores nas SS2 e 4. Evans aparece 8s5 à frente do rival.
A novidade é o ótimo desempenho de Kalle Rovanpera, no que é sua terceira prova com o Yaris. O finlandês, que estreou no Arctic Rally, como preparação, está a 14s3 do companheiro. Mais do que isso, começou a prova à frente do também colega de time Sebastien Ogier, quarto no geral. E poderia estar ainda melhor, não tivesse deixado o carro morrer na SS4.
Alinhado pela Hyundai no lugar de Sebastien Loeb numa tentativa de contar com uma posição de partida mais favorável, Craig Breen aparece apenas em oitavo, a 24s2 de Evans. Melhor sorte que a de Jari-Matti Latvala. Com um quinto Yaris, semi-oficial, o ex-piloto da Gazoo Racing não completou o dia, com problemas mecânicos.
Os estágios deste primeiro dia contaram com uma quantidade razoável de neve, mas também vários trechos de terra. Os pneus, na sua grande maioria, resistiram às condições incomuns. No sábado (15) pilotos e navegadores disputam outras quatro especiais. Mais duas encerram a prova no domingo.
Mundial de Rally 2020 (WRC)
Segunda etapa: Rally da Suécia
Siga o Racemotor no: