Evans vence primeira prova do E-Prix de Roma na F-E. Brasileiros sem pontos
Da nona posição no grid à vitória. Mitch Evans e a Jaguar fizeram bonito na primeira prova do E-Prix de Roma, terceiro evento do Mundial ABB FIA da Fórmula E. Se a Mercedes voltou a dominar a qualificação (com Stoffel Vandoorne), o neozelandês fez uma corrida agressiva para liderar com folga. Os dois brasileiros terminaram fora da zona de pontuação: Lucas di Grassi (Rokit Venturi) foi o 11º e Sérgio Sette Câmara (Dragon Penske), que cruzou em 12º, ficou com a P.15 devido a uma punição.
Di Grassi, 11º no grid, foi envolvido na confusão da primeira volta – um toque de seu companheiro de equipe Edoardo Mortara em Oliver Rowland (Mahindra) envolveu ainda Max Gunther (Nissan eDAMS) e Sebastien Buemi (Nissan eDAMS). Situação aproveitada por Sette Câmara, que saiu da última posição (P.20 no quali, cumpriu punição recebida no México).
Na frente, Vandoorne sofria pressão de Robin Frinjs (Envision Virgin), que tomou a ponta na sétima volta. Com a ajuda do attack mode, o belga retomou a ponta, mas voltou a perdê-la para o holandês. Evans avançava no pelotão e, depois de superar a dupla da DS Techeetah, partiu ao ataque dos dois primeiros.
Na 17ª das 27 voltas, o piloto do #9 ultrapassou Frinjs e começou a abrir. Chegou a ter mais de sete segundos de vantagem, e administrou o consumo de energia para cruzar na frente. Vandoorne completou o pódio.
Di Grassi, que caiu para o fim do pelotão, conseguiu se recuperar até a P.11. Sette Câmara acabou penalizado por uma irregularidade no procedimento atrás do safety car. Neste domingo, os dois têm a chance de brigar por pontos. A classificação acontece às 5h30 (de Brasília) e a largada para a segunda corrida do fim de semana às 10h.
Siga o Racemotor no: