Evans vence um E-Prix de São Paulo de tirar o fôlego
Emoção até a bandeirada no primeiro E-Prix de São Paulo, sexta corrida do Mundial ABB FIA da Fórmula E. E festa neozelandesa em dose dupla. Mitch Evans (Jaguar TCS) deixou Nick Cassidy (Envision) para trás na primeira das quatro voltas adicionadas com as duas entradas do Safety Car e teve de se defender dos ataques do compatriota e do companheiro de equipe Sam Bird. Para a Jaguar, que equipa também a Envision, um sábado perfeito no calor paulistano.
Os brasileiros não tiveram muito a comemorar diante do público de casa. Lucas di Grassi (Mahindra) avançou da última posição do grid à P.13 na bandeirada. E Sérgio Sette Câmara (NIO333), que largou em 16º, chegou a andar em 13º, mas sofreu com o problema de administração da energia nos 2.960m do traçado em torno do Sambódromo do Anhembi.
Como foi
O pole Stoffel Vandoorne (DS Penske) chegou à freada do S após o retão do Sambódromo na frente. No meio do pelotão, Norman Nato (Nissan) tocou em Jake Hughes (McLaren), enquanto Edoardo Mortara (Maserati) também foi acertado. Na segunda passagem, foi a vez de Max Gunther (Maserati) e Sebastien Buemi (Envision) se acharem na chicane das retas opostas. O Porsche Taycan safety car só entrou em ação na sexta volta, quando o carro de Sacha Fenestraz (Nissan) parado exigiu a intervenção do time de resgate.
Pouco antes, Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) superou Vandoorne – a expectativa era por um jogo de vácuo em que a liderança mudasse de mãos várias vezes. Após a relargada, Vandoorne, Cassidy, Da Costa e Evans formavam o pelotão de ponteiros, com Jean-Eric Vergne (DS Penske) a seguir.
Líder e vice-líder do campeonato se tocaram na Curva 3, com Jake Dennis (Andretti Avalanche) levando a pior e abandonando – o britânico foi empurrado em direção ao carro do alemão por Dan Ticktum (NIO333). Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), que havia largado em 18º, conseguiu seguir para, em mais uma prova de recuperação, terminar em sétimo.
Os detritos na pista forçaram a segunda neutralização, por duas voltas. Na retomada,. Cassidy e Vandoorne ativaram pela segunda vez o Attack Mode, enquanto Da Costa e Evans acionaram a potência extra uma volta depois.
Da Costa perdeu a chance de brigar pela vitória ao passar reto pelo S (Curvas 1 e 2) na 24ª volta, retornando em sétimo. Ajudado pela eficiência energética da Porsche, o português ainda avançou até a P.4. A essa altura, Cassidy liderava com folga, mas Evans encostou, trazendo Bird consigo. A manobra perfeita do neozelandês da Jaguar na abertura da 32ª volta bloqueou a tentativa de resposta de Cassidy, mas o ex-campeão da Super Formula e Bird mantiveram a pressão até o fim.
O pódio foi montado sobre um carro alegórico para o toque verde e amarelo na festa.

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