Extreme E abre segunda temporada na Arábia Saudita

A região desértica de Neom, na Arábia Saudita, recebe neste fim de semana a etapa de abertura da Extreme E 2022, o Desert X Prix. A competição com os buggies elétricos Odyssey 21 (que usam o Nióbio da brasileira CBMM) chega à sua segunda temporada com a proposta mantida de chamar a atenção para o aquecimento global e a degradação ambiental. E o formato único de times mistos (um homem e uma mulher).

O circuito do Deset X Prix da Arábia Saudita

O grid da categoria criada por Alejandro Agag (também responsável pela Fórmula E) ganha mais uma equipe, e um nome de peso. A McLaren se une aos nove times originais com a dupla formada pela neozelandesa Emma Gilmour (primeira pilota da histórica da escuderia criada por seu compatriota Bruce McLaren) e Tanner Foust. O CEO Zak Brown já está envolvido na competição como sócio de Michael Andretti na Andretti United.

Mudanças

A dança das cadeiras após o primeiro ano envolveu inclusive a campeã Rosberg X Racing (RXR). Que trouxe a sueca Mikaela Ahlin-Kottulinsky para o lugar da australiana Molly Taylor. Que por sua ocupa o lugar aberto pela rival na JBXE, de Jenson Button. A equipe do campeão mundial de F-1 ainda não conta com o orçamento para a temporada completa.

Na Abt Cupra, a novidade é a chegada do tetracampeão do Dakar Nasser Al-Attiyah, que forma dupla com outra vencedora do maior rally do mundo, a alemã Jutta Kleinschmidt. Christine Giampaoli Zonca troca a XITE Energy pela Veloce, ao lado do sul-africano Lance Woolrige. Em seu lugar ao lado de Oliver Bennet está agora a italiana Tamara Molinaro.

Calendário

Previsto para receber uma etapa junto à Floresta Amazônica em Santarém no ano passado (cancelada pela pandemia), o Brasil fica de fora do calendário. A Extreme E retorna à ilha italiana da Sardenha e tem duas novidades confirmadas na América do Sul: o Deserto de Atacama, no Chile, em setembro, e Punta del Este (Uruguai) em novembro. A terceira prova (Ocean X Prix) está entre Senegal e Escócia.

19/20 de fevereiro

Desert X Prix: Neom (Arábia Saudita)

7/8 de maio

Island X Prix: Sardenha (Itália)

9/10 de julho

Ocean X Prix: Senegal ou Escócia

10/11 de setembro

Copper X Prix: Antofagasta (Chile)

26/27 de novembro

Energy X Prix: Punta del Este (Uruguai)

Equipes e pilotos

Rosberg X Racing (RXR)

Mikaela Ahlin-Kottulinsky (SUE)

Johan Kristofferson (SUE)

X44

Cristina Gutierrez (ESP)

Sebastien Loeb (FRA)

Genesys Andretti United XE

Catie Munnings (ING)

Timmy Hansen (SUE)

Ganassi Racing

Kyle LeDuc (EUA)

Sara Price (EUA)

Acciona

Laia Sanz (ESP)

Carlos Sainz (ESP)

Abt Cupra XE

Jutta Kleinschmidt (ALE)

Nasser Al-Attiyah (QAT)

McLaren XE

Emma Gilmour (NZL)

Tanner Foust (EUA)

Veloce Racing

Christine Giampaoli Zonca (ITA)

Lance Woolridge (AFS)

XITE Energy

Tamara Molinaro (ITA)

Oliver Bennett (ING)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais