F-1 mantém distribuição igual de pneus para todos em 2022

Pilotos e equipes do Mundial de F-1 terão à disposição a mesma seleção de compostos de pneus na temporada 2022. A informação foi confirmada pelo diretor de Motorsport da Pirelli Mario Isola, numa conferência de imprensa que apresentou os programas esportivos da fabricante. Segundo o dirigente, o sistema adotado a partir da pandemia agradou aos times, que votaram por mantê-lo. Entre 2017 e 2019 cada piloto escolhia, com a antecedência necessária para produção, a quantidade de cada um dos compostos disponíveis por GP.

“As equipes consideraram mais justo um cenário de condições iguais para todos. Especialmente num ano de tantas novidades. É algo que pode mudar para 2023 e não se trata de uma decisão que cabe à Pirelli. Mas certamente facilita a nossa logística de produção”, comentou Isola.

Ele revelou ainda uma expectativa que vai impactar nas estratégias de corrida dos GPs. Ao menos nas simulações e nos testes feitos com os carros usados até ano passado, os pneus sugeriram menor desgaste e superaquecimento em todos os compostos. “Tudo indica que teremos mais ação na pista e menos nos boxes. Mas é algo que só confirmaremos a partir dos primeiros testes dos novos carros”. Os cobertores térmicos serão usados a 70ºC tanto nos dianteiros quanto nos traseiros (100ºC nos dianteiros e 80ºC nos traseiros até a última temporada). O objetivo é eliminá-los nos próximos anos para garantir economia de energia elétrica e maior sustentabilidade.

Aro 18

Isola respondeu ainda uma pergunta feita pelo Racemotor sobre o trabalho de desenvolvimento dos novos pneus aro 18. Que foi feito sem contar com as configurações aerodinâmicas adotadas a partir desta temporada. “Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2016 desenvolvemos os pneus mais largos para o ano seguinte numa condição parecida. Não quer dizer que seja fácil para nós. Mas contamos com os instrumentos de simulação das 10 equipes e suas informações. Desenvolvemos um protótipo (Black Box) que foi enviado a cada uma delas para suas análises. E diante dos dados que recebemos agimos para evitar que qualquer dos times tivesse vantagem quanto aos pneus”, explicou.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais