F-1 revela pesquisa com expectativas e preferências dos fãs
A F-1 voltou a buscar as opiniões dos fãs para entender o que pensam, querem e como avaliam o estado atual da categoria. O estudo reuniu 167 mil pessoas em 187 países e foi feito pela Nielsen, especialista em pesquisas e auditoria, em parceria com a Motorsport Network. E traz conclusões interessantes, outras surpreendentes e um dado positivo referente à etapa brasileira (agora chamada F1 GP de São Paulo).
O fim de semana em Interlagos foi indicado pelos entrevistados como o quinto mais importante do calendário. Superado apenas pelas quatro pistas mais tradicionais da categoria – pela ordem, Monza (Itália); Spa-Francorchamps (Bélgica); Silverstone (Grã-Bretanha) e Mônaco.
Mais de 85% dos que responderam disseram acompanhar 13 ou mais GPs por ano, com a TV (paga ou aberta) como principais veículos. E o tíquete médio considerado ideal para os três dias de atividade de pista em cada parada do circo ficou em US$ 195. O que, com o combalido real em relação à moeda norte-americana, supera a casa dos R$ 1 mil. Sobre as outras categorias acompanhadas pelos fãs, destacam-se o Mundial de Endurance (WEC); a MotoGP e a Indy.
A pesquisa avaliou ainda a popularidade de pilotos e equipes. No primeiro caso, Max Verstappen puxa a fila, seguido por Lando Norris e Lewis Hamilton. Há quatro anos, no levantamento anterior, o então tricampeão mundial era o mais querido, seguido por Fernando Alonso – o holandês da Red Bull, em seus primeiros passos na categoria, começava a se destacar. Já entre os times, a queda de desempenho da Ferrari nas últimas temporadas tirou da Scuderia a condição de mais querida, agora nas mãos da McLaren. A Red Bull aparece a seguir, com os italianos em terceiro. Dominadora na era híbrida (2014-2020), a Mercedes é apenas a quarta mais lembrada.
Regras
Os amantes da F-1 se mostraram favoráveis à adoção de combustíveis sustentáveis nos próximos anos e acreditam que a categoria terá papel de liderança numa mudança também para os carros de rua. Mas rejeitam a ideia das Sprint Races para definir os grids de largada dos GPs. Apenas 7% se mostraram empolgados com a ideia.
Além disso, chamados a votar nos atributos que melhor definem a competição, não incluem entre eles ‘proporciona diversas ultrapassagens’. Recado compreendido pela Liberty Media e pela FIA na definição do novo regulamento técnico que entra em vigor ano que vem.
Outro incômodo é com as punições constantes – o desejo é de que os pilotos tenham mais liberdade para correr e os comissários se concentrem em irregularidades realmente relevantes. E uma das ideias populares é a de retomar a competição entre fornecedores de pneus.
Você confere AQUI o relatório completo, em inglês.
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