F-2 e F-3 mudam pontuação da corrida sprint para a próxima temporada
Os campeonatos da F-2 e da F-3 FIA voltam a contar com rodadas duplas em 2022 depois da experiência deste ano com três corridas por fim de semana. Com isso, cada etapa terá uma Sprint Race, mais curta, aos sábados, e uma Feature Race, mais longa, aos domingos (com pitstop obrigatório na F-2). Se o formato não é novidade, a organização das duas categorias resolveu mexer no sistema de pontuação.
A Sprint Race, com as 12 primeiras posições da qualificação invertidas, também passa a distribuir pontos aos 10 primeiros (oito até este ano), e de forma sequenciada. Assim, o vencedor receberá 10 pontos; o segundo 9, o terceiro oito e assim sucessivamente. O pole position passa a somar dois pontos (ao invés de quatro) e a volta mais rápida passa a valer um (atualmente dois).
Deste modo, cada etapa distribuirá um máximo de 39 pontos. Vale lembrar que as duas categorias voltarão a andar juntas (sempre ao lado da F-1) depois da experiência adotada nesta temporada – uma tentativa de reduzir os custos, com os mecânicos podendo trabalhar em ambas, que provocou intervalos grandes entre provas.
Siga o Racemotor no: