F-4 FIA nos planos para o Brasil a partir de 2020

Mais uma iniciativa nos bastidores para agitar o cenário dos campeonatos de monopostos no país, adormecido com o fim da Fórmula 3 e as dificuldades de outras categorias para decolar. Desta vez, a ideia é alinhar a oferta ao que existe no resto do mundo e lançar uma F-4 FIA. Com direito à distribuição de pontos para a Superlicença (até 12, para o campeão).

O projeto, apoiado pela CBA, é encabeçado pela F/Promo Racing, que já organiza os campeonatos da F-Vee no país – seria um segundo passo na ladeira, aproveitando as sinergias das categorias. O planejamento inicial prevê a importação de 12 chassis (atualmente Tatuus, Mygale e Ligier/OnRoak são as fabricantes), com a motorização dependendo de acordos com montadoras.

A ideia é dar a largada para a primeira temporada em abril, com oito rodadas triplas em Interlagos, Velo Cittá, Curitiba e Goiânia. Com custo estimado de R$ 470 mil (algo em torno de US$ 150 mil). A competição ajudaria os pilotos a chegar à Europa com um ano de experiência na bagagem, algo válido mesmo caso decidam apostar na F-4 de países como Alemanha ou Itália. “É bem menos do que se cobra na Europa ou na China, por exemplo”, afirma Andrey Valério, diretor esportivo da F/Promo.

“Hoje, o jovem do kart que sonha com uma carreira no automobilismo precisa sair do país, correr na Europa ou nos EUA. Estamos oferecendo a oportunidade de ele competir aqui, com um custo menor e com as mesmas condições técnicas que ele encontrará lá fora”, completa Flávio Menezes, diretor da F/Promo.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter

Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais